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Marketing nas redes sociais

Atualmente as redes sociais (Facebook, Twtitter, Youtube etc.) estão na moda e as empresas já refletem muito sobre entrar ou não nelas. Entretanto, o grande desafio é saber como os empreendimentos devem estar/aparecer nas redes sociais.

Algumas reflexões são necessárias para que a empresa esteja bem posicionada nas redes sociais e conquiste clientela, tais como:

– A internet foi criada para conectar pessoas, não para criar propagandas gratuitas ou interromper as pessoas nas redes sociais. O marketing tem por habilidade conectar pessoas que querem ser conectadas.

– As pessoas falam de suas compras, mas empresas ainda falam de seus produtos. Conversas informais são diferentes de conversas coorporativas. É necessário ter o compromisso do diálogo com o cliente para aprofundar a relação.

– Ter o privilégio em comunicar com o cliente é diferente de ter o direito de se comunicar. Construir relacionamento é fazer marketing para pessoas que querem ouvir a sua mensagem.

– Transparência e autenticidade geram lucros. Reconhecer o erro/problema com agilidade e tratá-lo até a solução. Utilizar esses aprendizados como processos indutores de mudança na empresa.

As redes sociais amplificaram a voz do consumidor perante às organizações públicas e privadas. As empresas precisam inovar em seus relacionamentos com os clientes, pois a única maneira de ter sucesso é ter disposição para construir relacionamentos, ou seja, a atenção não está mais na venda.

Os negócios de pequeno porte e os empreendedores têm grande oportunidade nesse novo ambiente de conexões. Ser querido pelo seu cliente é diferente de ser grande, mas traz inúmeras possibilidades de crescimento, até porque uma conversa pode terminar sem uma ação, mas sempre gera uma relação.

Clauberto Maduro Cunha

Clauberto Maduro Cunha

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Tecnólogo de Redes de Computadores Especialista em Computação Forense e Perícia Digital

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