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Marketing nas redes sociais

Atualmente as redes sociais (Facebook, Twtitter, Youtube etc.) estão na moda e as empresas já refletem muito sobre entrar ou não nelas. Entretanto, o grande desafio é saber como os empreendimentos devem estar/aparecer nas redes sociais.

Algumas reflexões são necessárias para que a empresa esteja bem posicionada nas redes sociais e conquiste clientela, tais como:

– A internet foi criada para conectar pessoas, não para criar propagandas gratuitas ou interromper as pessoas nas redes sociais. O marketing tem por habilidade conectar pessoas que querem ser conectadas.

– As pessoas falam de suas compras, mas empresas ainda falam de seus produtos. Conversas informais são diferentes de conversas coorporativas. É necessário ter o compromisso do diálogo com o cliente para aprofundar a relação.

– Ter o privilégio em comunicar com o cliente é diferente de ter o direito de se comunicar. Construir relacionamento é fazer marketing para pessoas que querem ouvir a sua mensagem.

– Transparência e autenticidade geram lucros. Reconhecer o erro/problema com agilidade e tratá-lo até a solução. Utilizar esses aprendizados como processos indutores de mudança na empresa.

As redes sociais amplificaram a voz do consumidor perante às organizações públicas e privadas. As empresas precisam inovar em seus relacionamentos com os clientes, pois a única maneira de ter sucesso é ter disposição para construir relacionamentos, ou seja, a atenção não está mais na venda.

Os negócios de pequeno porte e os empreendedores têm grande oportunidade nesse novo ambiente de conexões. Ser querido pelo seu cliente é diferente de ser grande, mas traz inúmeras possibilidades de crescimento, até porque uma conversa pode terminar sem uma ação, mas sempre gera uma relação.

Clauberto Maduro Cunha

Clauberto Maduro Cunha

Novo na comunidade
Tecnólogo de Redes de Computadores
Especialista em Computação Forense e Perícia Digital

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