“Juntos num só ritmo” é o recém-lançado slogan da Copa do Mundo Fifa 2014, que ocorrerá no Brasil. A escolha não poderia ser melhor e mais sugestiva. Isso porque, inicialmente, a relação futebol e Brasil está muito forte no slogan.
A diversidade brasileira poderá ser mostrada por meio de seus ritmos, uma forma universal de perceber as heterogeneidades, assim como através do esporte, música, manifestações culturais e danças, todas formas de mostrar a brasilidade. Faremos isso juntos, o que se transforma a Copa em uma oportunidade de mostrar a solidariedade e fraternidade de nosso povo.
Também estamos falando da oportunidade que o Brasil terá de se mostrar para o mundo, não apenas como o país do futebol, mas como o país das oportunidades presentes, onde as estabilidades econômica, democrática e social são fatores de atratividade para empreender e fazer negócios. Competições como a Copa do Mundo Fifa 2014 são oportunidades únicas para os países que sediam eventos deste porte ter visibilidade em nível mundial.
Além das 12 cidades-sede, em breve começarão a viver o “momento da Copa” os municípios que serão escolhidos para ser centros de treinamento. São cidades onde as seleções que participarão da competição ficarão hospedadas e se prepararão para os jogos.
Hoje, algumas dessas cidades já vivenciam esse “momento da Copa” por meio das obras de arenas e de mobilidade urbana. Outras oportunidades de investimentos anteriores ao evento também já são percebidas nas áreas de Construção Civil, Tecnologia da Informação e Comunicação, Turismo, Hotelaria, Bares e Restaurantes e Alimentação e Bebidas. Todos se preparando para o antes, durante e depois da Copa do Mundo Fifa 2014.
As experiências das últimas Copas demonstram o impacto que o evento deixa nessas localidades. Estamos falando de legado, que para o mundo dos negócios seria empresas mais competitivas e melhoria da qualidade de serviços ao cidadão. A Copa do Mundo Fifa 2014 precisa ser percebida como uma oportunidade de um novo Brasil, considerado pelos brasileiros e pelos visitantes que aqui virão ou terão oportunidades de nos ver pela televisão e internet. Por isto, a importância de todos juntos num só ritmo em favor do Brasil.