Um novo ano traz novas tendências de investimentos em todos os segmentos, e com o setor de food service não seria uma exceção.
O surgimento de novas opções e tecnologias têm mudado o ecossistema dos negócios no food service, como o crescimento do varejo em diversos formatos: franquias, lojas no delivery, dark kitchens (restaurantes fantasmas), foodtechs etc.
Sabemos que a indústria alimentícia e o food service enfrentaram muitos desafios e mudanças nas operações nos últimos anos, inclusive com opções de serviço de delivery aumentando e restaurantes se recuperando novamente.
Isso revela que 2024 traz uma nova esperança: prosperar e inovar para estar à frente com soluções para os novos modelos de negócios.
Certo é que existem soluções que conciliam respostas positivas que promovem um equilíbrio de forças das operações.
E, há diversas opções onde pequenas e médias empresas podem fazer integrações entre setores da empresa, além de adotar soluções tecnológicas próprias para o food service para aumentar a participação de mercado, como também adotar franquias ou integrar operações independentes.
“A mudança é sempre o gatilho para as tendências emergentes”, diz Leandro de Assis, diretor comercial da Teknisa, empresa especializada em sistemas para restaurantes.
Assis reforça que se as empresas não se adaptarem rapidamente às novas formas de comportamento dos consumidores que emergem, elas não permanecerão por muito tempo.
“As empresas precisam reagir a novos mercados e se mover rapidamente antes que a economia lhes cause dificuldades financeiras”, reforça o diretor da Teknisa.
A escassez da cadeia de suprimentos global, os preços altos do petróleo e a desaceleração da economia global elevaram os preços das matérias-primas. O impacto que isso tem sobre o franchising é duplo – os clientes não estão gastando e as despesas dos varejistas estão aumentando. Isso está pressionando os varejistas a mudar as estratégias.
Os melhores varejistas mantiveram a qualidade e focaram na experiência para garantir que os clientes recebam valor. “Os clientes querem qualidade – e eles vão pagar por isso”, afirma Assis. E esse é um dos motivos para o aumento de fusões e aquisições (M&A na sigla em inglês) e das tendências de investimentos em franquias, com foco no segmento de alimentação.
Tendências e o comportamento do consumidor
O que funcionou bem há uns anos já não funciona bem atualmente, por isso as empresas foram forçadas a se reinventar e a reformular seu modelo de negócios de alguma forma, principalmente com as mudanças do comportamento do consumidor.
Por isso, é importante certificar-se de que os produtos ou serviços da franquia sejam procurados e claramente diferenciados de seus concorrentes. As melhores e mais resilientes marcas fizeram isso, movendo-se, sobretudo, no atendimento delivery.
Uma medida do crescimento do setor de food service pode ser vista na quantidade de opções de restaurantes e diversos modelos de negócios disponíveis para franqueados.
Vale considerar maneiras de migrar para plataformas de entrega on-line e para as variedades de novos modelos de negócios, como o modelo Ghost and Host Kitchen (cozinha hospedada por uma empresa de serviços de alimentação que prepara os menus de outra marca para entrega local).
Há também restaurantes de serviço completo, fast-casual, refeições requintadas, dark kitchen, food trucks móveis, entrega de alimentos (delivery) e etc.
Crescimento de restaurantes multimarcas
As empresas que possuem e administram várias marcas, como as dark kitchens, começaram a introduzir restaurantes multimarcas.
Esses restaurantes têm, por exemplo, duas marcas diferentes da mesma empresa operando sob o mesmo teto. Essa é uma solução para franqueados que desejam se expandir para áreas que parecem estar saturadas de restaurantes.
Isso permite que um franqueado reduza os riscos comerciais e monetários em comparação com um único restaurante, ajuda a reduzir os custos fixos por ponto de venda e permite extrair o máximo de vendas de um mercado.
Com menus inovadores, restaurantes multimarcas têm maior potencial para capturar um amplo mercado, aumentando a frequência dos pedidos de delivery e com isto muito mais vendas!
Essa tendência está crescendo rapidamente e, além de ampliar o alcance da marca, ao mesmo tempo, diminui a necessidade de mão de obra, pois podem compartilhar instalações, equipamentos e funcionários entre as duas marcas em vez de contratar separadamente.
Soluções inovadoras para o mercado de franquias de alimentação
Se a automação continuar a impulsionar a inovação no setor de food service, não poderemos colocar a culpa de pedidos incorretos no pessoal do drive-thru ou do delivery, por exemplo. Isso porque os franqueadores que desejam ter total controle da gestão estão investindo nos melhores sistemas para automação comercial, entre outros tipos de tecnologia.
Sabe-se que no food service aproximadamente 50% das atividades são compostas por atividades manuais e repetitivas. Isso revela o potencial para automatizar os processos e otimizar o tempo dos colaboradores para dedicar à inovação e a um atendimento de excelência.
Quando falamos de automação comercial, é necessário destacar que os consumidores são mais leais às empresas e marcas que reduzem erros e atrasos nos pedidos.
Sendo assim, as franquias de restaurantes que utilizam as tecnologias como sistemas para PDV, KDS – monitoramento da produção na cozinha, cardápio digital em tablet para atendimento mesa/balcão, comanda eletrônica, totens de autoatendimento e aplicativos de delivery, podem aumentar o conhecimento da marca, atrair os consumidores de forma mais assertiva e reduzir os custos operacionais.
Essas e outras inovações estão gerando valor para os franqueados e fortalecendo os sistemas de franquias para as marcas que investem em tecnologia. Os franqueados podem contar com plataformas digitais abrangentes que podem gerar mais eficiência e lucratividade. Tudo isso enquanto melhora a fidelidade e a experiência do cliente.
Investir no franchising ou abrir um negócio por conta própria?
O nível de redução do risco varia de acordo com a experiência do franqueador, o formato de negócio e o nível de treinamento e suporte fornecido aos franqueados.
Segundo Leandro de Assis, “para uma franquia preparada, que possui um bom sistema de gestão, os riscos de fracasso são muito baixos em comparação a abrir um negócio por conta própria”.
Sabe-se que oito em cada dez restaurantes brasileiros fecham antes de completar dois anos de operação. Segundo dados do Sebrae, 80% das micro e pequenas empresas fecham as portas nos cincos primeiros anos. No mercado de franquias o percentual é de 15%.
Imagine que uma pessoa experiente resolve abrir um restaurante. Como eles sabem o que torna um bom local, quais designs e layouts usar, qual deve ser o cardápio, onde encontrar os fornecedores, quantos funcionários contratar, quanto pagar, como fazer controle do estoque, quanto cobrar dos clientes? Todas essas perguntas, e mais, serão respondidas pelo franqueador a partir de sua experiência e da vivência combinada de todos os seus outros franqueados.
Assis diz que, “quanto maior o porte da empresa e experiência no mercado, maior a sobrevivência do negócio”, e reforça que “quem opta por empreender por oportunidade e não por necessidade tem mais chances de crescer e sobreviver. Além disso, há muitas empresas bem posicionadas no Brasil para investidores que desejam crescer com marcas do segmento de franchising”.
Vale lembrar também que as estratégias que dão certo dependem, principalmente, da inovação e de uma boa gestão.
Deseja conhecer mais sobre processos de gestão de franquias? Fale com a Teknisa.