A primeira impressão é a que fica. Isso vale especialmente para a chegada de novos colaboradores na empresa.
Uma nova pessoa costuma modificar toda a dinâmica de um grupo de trabalho. Claro, sua entrada não muda tudo da água para o vinho, mas consegue mobilizar muita coisa no ambiente.
Para quem chega existe sempre altos níveis de ansiedade. Essa pessoa se questiona se vai dar conta do trabalho, se o grupo vai aceitá-la, se tudo vai fluir bem.
A empresa que recebe o novo colaborador também tem expectativas. Será que vai se adaptar, vai funcionar bem com o time, vai conseguir cumprir suas metas.
A integração é uma prática simples e muito boa para trabalhar essa ansiedade de ambos os lados. Uma boa integração não precisa ser longa, precisa ser eficiente.
Traga alguém mais experiente ou do RH para acompanhar essa pessoa. Apresente-a nos departamentos, para seus colegas, lideranças e liderados. Facilite sua conversa com o time e tente o máximo para dirimir todas as dúvidas que possa ter sobre o trabalho e a empresa.
Uma boa dica é montar uma lista de lugares e pessoas a quem apresentar o ingressante. Planejamento conta muito nesse momento.
Fonte: Integração na empresa: 8 dicas práticas para acolher novos colaboradores