Com simplicidade e originalidade o problema de abrir sachês de ketchup gerou um produto com grande potencial de mercado
Luciana Pecegueiro Furtado
Da Unidade de Acesso a Mercados
A saúde pública é uma prioridade e os avanços na legislação de estabelecimentos que fornecem produtos alimentícios para consumo a contemplaram ao determinar a aposentadoria das velhas bisnagas. A decisão era de que o ketchup, a maionese e mostarda deviam ser servidos em porções individuais, impedindo a proliferação de agentes infecciosos.
O potencial de mercado é enorme: apenas os 3 principais produtores brasileiras vendem cerca 500 milhões de sachês por ano. Podem ser atendidos atacadistas, buffets infantis, escolas, hotéis e motéis, lojas de utilidades para revenda para uso doméstico, lojas de conveniência, padarias, quiosques, restaurantes, pizzarias, entre outros estabelecimentos. Os produtores de sachês se tornaram parceiros, pois o produto reverte uma das principais críticas de seus consumidores: a falta de praticidade para abrir.
A empresa já vendeu mais de 50 mil peças e ganhou um prêmio nos Estados Unidos, durante a 25ª edição da Exposição de Inventos e Novos Produtos (Inpex) de Pittsburgh, como terceiro lugar na disputa pelo título de melhor invenção das Américas.
A simplicidade e originalidade podem e devem fazer parte da realidade das micro e pequenas empresas. Pequenos problemas são perceptíveis, até mesmo na hora de se abrir um “simples” sachê de ketchup: os dentes tentando abrir os sachês normalmente eram um sinal da última e desesperada tentativa de abertura da pequena e desafiadora embalagem.
Acesse as informações da empresa no site: http://www.khort.com.br/
O Sebrae e a Inovação
O Sebrae fomenta a inovação por meio de Agentes Locais de Inovação, que são responsáveis por implementar práticas inovadoras em serviços, produtos, processos e marketing no dia a dia das micro e pequenas empresas.