O setor de calçados tem a oportunidade de alinhar a crescente produção com a agenda de sustentabilidade que calça projetos brasileiros em quase todos os segmentos econômicos.
Para tanto, o Programa Origem Sustentável – a primeira certificação sustentável destinada a fabricantes de calçados e de componentes – possibilitará a ampliação das oportunidades no mercado de exportação para países que possuem regulamentação orientada à aquisição de produtos sustentáveis.
Outro benefício do selo é a garantia de alinhamento da indústria de componentes e de calçados brasileira com iniciativas internacionais de sustentabilidade como SAC (Sustainable Apparel Coalition), Biocalce, DOW Jones Sustainability Index, ISE-Bovespa, entre outras.
O programa é resultado de uma parceria do Laboratório de Sustentabilidade da Escola Politécnica da USP, da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couros, Calçados e Artefatos (Assistecal).
A iniciativa, patrocinada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), é auditado pela System & Service Certification (SGS) e pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), possui cinco diferentes selos:
- Branco, concedido às empresas que demonstram interesse em participar do programa;
- Bronze, dado às companhias que relatam suas iniciativas ao programa, demonstrando transparência;
- Prata, para marcas que acompanham a média do mercado nacional, quando o assunto é o comprometimento com a sustentabilidade;
- Ouro, para as empresas que superam a média brasileira; e
- Diamante, concedido às companhias que acompanham ou superam a média do mercado internacional.
A oportunidade de certificação alcança o setor no momento em que ele se classifica como o terceiro maior produtor no ranking mundial, totalizando uma produção da ordem de 12,3 bilhões de dólares com mais de 800 milhões pares fabricados. Desse total, foram consumidos (mercado aparente) cerca de 780 milhões de pares de calçados dos mais diferentes modelos e tamanhos, significando um consumo per capita médio da de 4,1 calçados por pessoa no ano de 2010 (Abicalçados, 2011).
Nesse contexto da sustentabilidade, a publicação Ideias de Negócios Sustentáveis – Fábrica de Calçados Ecológicos, resultado de pesquisas feitas pelo Sebrae para orientar pequenos negócios, apresenta questões como: mercado consumidor, concorrência, fornecedor, localização, espaço físico adequado, número de funcionários, equipamentos, valor do investimento, normas técnicas, entre outras.
Os tópicos abordados na publicação sintetizam o perfil desse ambiente produtivo, com o objetivo dar uma visão geral de como o negócio se posiciona no mercado; quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio; como se comportam essas variáveis de mercado; como levantar as informações necessárias para empreender nesse segmento.
Conheça o Programa Origem Sustentável em http://www.origemsustentavel.org.br/site/apresentacao.php
Faça download da publicação Sebrae Ideias de Negócios Sustentáveis – Fábrica de Calçados Ecológicos
Leia também o Boletim Sebrae 2014 Copa Sustentável da Cabeça aos Pés