Companhia teve expansão de superior a 40% na receita e Ebitda avançou mais de 90%.
Embalada por um crescimento nos canais digitais durante a pandemia e um levantamento de capital de aproximadamente R$2 bilhões em IPO no ano de 2020, o grupo Soma se prepara para colocar potenciais aquisições no seu radar novamente. O grupo, que reúne as marcas Farm, Farm Global, Fabula, Animale, Cris Barros, Foxton, NV, Maria Filó e Off Premium, além da Hering, apresentou crescimento de receita e margem em todas as empresas, sendo a menor expansão foi da Animale, com 30,2% e a maior, foi a Foxton com alta de 75%. A receita da Farm Global quase dobrou.
Executivos das marcas atribuem os bons resultados a acertos de coleções que resultaram num aumento de vendas nas lojas físicas já existentes, e na chamada “consolidação orgânica” do setor de moda, uma vez que muitos players saíram da pandemia com sua situação financeira deteriorada, o que dificulta expansão. Até o momento parece que o grupo ganhou market-share e que o ano de 2023 pode confirmar e consolidar essa posição.
Apesar dos bons resultados o grupo manifesta precaução na expansão já que se trata de uma indústria de ciclo longo na qual erros de coleção podem significar aumento de estoques e maior demanda por capital de giro.
Resta agora entender como o consumidor vai se comportar na pós-pandemia e o papel que os canais digitais terão na expansão futura dos negócios. Numa atitude mais conservadora, o Grupo Soma pretende continuar investindo no aumento de vendas “nas mesmas lojas” ao invés de pensar em expansão e abertura de novos pontos de venda.
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