Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Pesquisadores da USP desenvolvem projetos com resíduos têxteis

Pesquisadores da USP desenvolvem projetos com resíduos têxteis

Um grupo de pesquisadores da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, identificou que, na região Brás e Bom Retiro, peças de confecção podem gerar até 35% de resíduos da matéria prima têxtil cortada. É dessa forma que a moda se torna uma das industrias mais poluentes do mundo e foi pensando em trazer soluções para esse problema que pesquisadores da EACH criaram o Núcleo de Apoio à Pesquisa de Sustentabilidade no Setor Têxtil e na Moda (Sustexmoda), um grupo que desenvolve projetos com os resíduos da indústria têxtil e geram renda para comunidades em estado de vulnerabilidade na área metropolitana de São Paulo.

Coordenados pela professora Francisca Dantas Mendes, as atividades do grupo se iniciaram em 2014, e de acordo com os pesquisadores, o impacto ambiental negativo da poluição gerada pela indústria têxtil atravessa todos os estágios da cadeia produtiva e de descarte do setor.
Há toneladas de tecidos que são descartadas antes mesmo do produto chegar às lojas, por exemplo, durante o processo de modelagem das roupas, dos defeitos dos tecidos , etc. Numa etapa posterior há um outro resíduo que é o pós-consumo, que são as peças prontas que não foram vendidas, e como a moda é sazonal, aquele produto fica obsoleto e se transforma também em resíduo.
O núcleo formado por pesquisadores interessados em apoiar as pesquisas sobre os impactos positivos ou negativos causados à sociedade e ao meio ambiente pela cadeia têxtil tem contribuído positivamente para avançar a indústria da Moda para práticas mais sustentáveis com bases científicas e experimentos compartilhados com os agentes da cadeia.

fonte: https://jornal.usp.br/universidade/pesquisadores-da-usp-desenvolvem-projetos-para-tornar-a-industria-da-moda-mais-sustentavel/

Yame Reis

Yame Reis

consultora moda estratégia ESGNovo na comunidade
Yamê Reis é Designer de Moda, Master em Gestão de Negócios de Moda, e Mestre em Sociologia Política. Coordenadora do curso de Design de Moda no IED-Rio, foi também gestora de Criação em empresas como Cantão, Totem, Le Lis Blanc e Mercatto.
Yamê é fundadora do Rio Ethical Fashion, o maior Forum de Moda Sustentável da América Latina. É autora de “Agronegócio do Algodão, meio ambiente e sustentabilidade”(2021).
É membro convidado da Comissão dos Direitos da Moda da OAB-RJ, e membro da Union of Concerned Researchers in Fashion (UCRF) desde 2018. Palestrante internacional no evento das Nações Unidas SDG Fashion Summit, da Frankfurt Fashion Week, em julho de 2021.

You must login to add a comment.

Posts relacionados