CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar


CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Governo lança site para reclamações de consumidores

Governo lança site para reclamações de consumidores

Consumidor.Gov

O Governo Federal acaba de lançar o Consumidor.gov.br. A iniciativa consiste em um novo serviço público para solução alternativa de conflitos de consumo por meio da internet.

O serviço já pode ser usado pelos consumidores dos seguintes estados: Acre, Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. Até 1º de setembro de 2014 estará disponível em todo o país.

A ferramenta permite que o consumidor registre reclamações direcionadas às empresas cadastradas. Para começar, o cliente precisa dizer se já procurou a empresa para solucionar o problema antes de registrar a reclamação no site.

Todos as informações são fornecidas por meio de um formulário que orienta o cliente com relação a aspectos como onde comprou ou contratou o serviço e também a descrição da reclamação.

Um aspecto importante é o de que apenas o campo “Descreva sua Reclamação” é público. Ele poderá ser exibido no site de consulta às reclamações registradas. No entanto, os demais campos somente serão visualizados pela empresa reclamada e pelo órgão responsável pelo acompanhamento das reclamações em cada cidade.

Para concluir o processo, o cliente precisa se cadastrar no site, criando um login e uma senha. Depois, esse cadastro será fundamental para acompanhar o andamento da reclamação, acessar os dados pessoais ou registrar uma nova reclamação.

Nos casos em que a empresa for responsável pela reclamação, ela tem o prazo máximo de dez dias para enviar uma resposta.

Para saber mais e conhecer a ferramenta, visite o site  Consumidor.gov.br.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae