CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Floricultura no caminho certo

Floricultura no caminho certo

Para saber se sua floricultura está indo na direção certa vários fatores são importantes, mas dois deles tem papel fundamental na apuração de resultados.

sebrae mercados, floricultura vendas, lucro e resultados

Se o “Fluxo de Caixa” é a bússola dos empresários, o “Demonstrativo de Resultado”, isto é, a apuração de resultados equivale aquele momento de analisar se você está no rumo certo em seus negócios.

Na montagem do seu “Plano de Negócio”, bem como no dia-a-dia da empresa, você terá que realizar muitas estimativas e duas delas são fundamentais:

• previsão de vendas;

• previsão de lucro.

Praticar estas duas previsões é saber para onde ir.

Estas duas estimativas influenciarão todas as demais. Cumprir estas estimativas significa simplesmente viabilizar a empresa, viabilizar sua Floricultura.

Por isso, agora, no “Plano de Negócio”, você deverá realizar uma apuração de resultados para cada alternativa que você criar.

A prática da apuração de resultados obrigará sua empresa a manter toda a operação bem organizada; muito bem documentada. No final do mês você confrontará as vendas realizadas, com os custos variáveis, com as despesas comerciais, com as despesas fixas e conferirá se obteve resultado positivo – lucro, ou negativo – prejuízo.

Juntos, o “Fluxo de Caixa” e o “Demonstrativo de Resultados” são os dois instrumentos mais importantes da gestão financeira da empresa. Por isso todo empresário deve dominar sua prática, interpretação e tomada de decisão.

Reforçando:

• Aprenda a apurar o resultado da empresa, por mais trabalhoso que pareça no início. Entenda que depois do fluxo de caixa, a apuração de resultado é a mais importante ferramenta de decisão para empresários. É importante desde agora na elaboração do Plano de Negócio e por toda vida da empresa.

• Você só saberá se a empresa é viável conhecendo o resultado de sua operação. Portanto, faça cursos que abordem gestão financeira da empresa. Recorde o que dissemos antes, não se contente com apenas um curso, nem com “instrumentos computadorizados” que apenas ajudam a montar controles financeiros. Em tempo de elaboração do Plano de Negócio e no dia-a-dia da empresa, a gestão financeira será sua maior ocupação. Ser habilidoso no trato destas questões é parte do “segredo” do empresário competente.

• Utilize-se dos vários programas do Sebrae, dos vários Manuais e Informativos Técnicos que o Sebrae pública sobre estas questões, inclusive das orientações específicas dos nossos técnicos, gratuitas e permanentes.

Pense nesses aspectos desde já!

Para saber mais acesse: Comece Certo Floricultura

Fonte: Sebrae SP 

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae