Atualmente, há uma enxurrada de conteúdos e dicas para a utilização das redes sociais como canais de publicidade, comunicação e relacionamento com clientes. Há ainda outras formas de divulgação, como sites e meios digitais, que podem ajudar muito as empresas a conquistar mercado.
O uso dessas mídias é uma tendência de mercado e os empreendedores devem estar alinhados com ela, pois a maioria dos consumidores busca empresas locais na internet. Entretanto, estudo encomendado pela Google e divulgado em 2011 aponta que 40% das pequenas e médias empresas não anunciam na internet. Para as microempresas e empreendedores individuais, esse percentual pode ser ainda maior.
O próprio Google oferece várias ferramentas grátis ou baratas que a empresa pode usar para fazer publicidade de seus produtos e serviços. Saiba quais são elas:
Como ficar bem posicionado nas buscas do Google
Por exemplo, se sua atividade é fotografia e você tem um site, possivelmente o seu sonho é ter o seu sítio eletrônico entre os 10 primeiros resultados numa busca sobre o tema feita no Google. Mas como conseguir isso? Como fazer para que se uma pessoa busque a atividade a qual eu pertenço na internet e me ache facilmente?
A primeira coisa é ter um site! Se você já possui um, tudo fica mais fácil. O segundo passo é configurar as definições do seu site, inserindo as possibilidades de busca de acordo com suas ofertas. Exemplo: um site sobre atividade de fotografia deve conter em sua descrição “fotógrafo em (nome da sua cidade)”.
Essa é uma dica simples dos especialistas em SEO (Search Engine Optimization, em inglês, ou Otimização de Sites para Mecanismos de Busca, em português). Converse com o responsável por seu blog/página/site ou confira você mesmo mais dicas.
Google Places e Google AdWords
Mas, independente de você ou sua empresa ter uma página na internet existem, basicamente, dois aplicativos que podem revolucionar seus negócios: o Google Places e o Google Adwords.
Google Places
Esta ferramenta é gratuita e permite que, a partir de preenchimento de algumas informações em um formulário, a sua empresa esteja nos resultados do Google com apontamentos no Google Maps. Por meio da ferramenta, é possível divulgar diferentes informações, como promoções. Faça um teste: google.com.br/places
Perceba a vantagem competitiva de uma empresa que usa o aplicativo. Por exemplo, ao buscar por “lan house em Copacabana”, embora no resultado apareçam diversas empresas, apenas uma usa o Google Places e está destacada no mapa que aparece junto com o resultado. O buscador sempre exibe na primeira página a empresa que utiliza o mapa.
Google AdWords
Se você ou sua empresa quiser maximizar os resultados do Google Places e dispõem de recurso fixo (pré-pago) ou não, pode utilizar o Google AdWords para fazer anúncios direcionados na internet. A partir de palavras-chave e conteúdos para a publicidade, a ferramenta exibe as propagandas nas páginas de busca e em diversos sites que vendem espaços em suas páginas. O interessante é que o valor da divulgação só é cobrado em caso de o internauta clicar no anúncio (e isso custa a partir de 1 centavo).
Saiba mais sobre o funcionamento desta ferramenta: adwords.google.com.br
No vídeo abaixo você confere as vantagens da utilização conjunta dessas ferramentas:
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=AJoUEBYIniI?rel=0%5D
Confira também publicações do Sebrae com mais dicas para uso da internet para pequenos negócios.
Saiba mais
Comunicação
Propaganda
….
Edição: Fernanda Peregrino, da F&C Consultoria