CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Ferramentas do Google: meios baratos de divulgar sua empresa

Atualmente, há uma enxurrada de conteúdos e dicas para a utilização das redes sociais como canais de publicidade, comunicação e relacionamento com clientes. Há ainda outras formas de divulgação, como sites e meios digitais, que podem ajudar muito as empresas a conquistar mercado.

O uso dessas mídias é uma tendência de mercado e os empreendedores devem estar alinhados com ela, pois a maioria dos consumidores busca empresas locais na internet. Entretanto, estudo encomendado pela Google e divulgado em 2011 aponta que 40% das pequenas e médias empresas não anunciam na internet. Para as microempresas e empreendedores individuais, esse percentual pode ser ainda maior.

O próprio Google oferece várias ferramentas grátis ou baratas que a empresa pode usar para fazer publicidade de seus produtos e serviços. Saiba quais são elas:

Como ficar bem posicionado nas buscas do Google

Por exemplo, se sua atividade é fotografia e você tem um site, possivelmente o seu sonho é ter o seu sítio eletrônico entre os 10 primeiros resultados numa busca sobre o tema feita no Google. Mas como conseguir isso? Como fazer para que se uma pessoa busque a atividade a qual eu pertenço na internet e me ache facilmente?

A primeira coisa é ter um site! Se você já possui um, tudo fica mais fácil. O segundo passo é configurar as definições do seu site, inserindo as possibilidades de busca de acordo com suas ofertas. Exemplo: um site sobre atividade de fotografia deve conter em sua descrição “fotógrafo em (nome da sua cidade)”.

Essa é uma dica simples dos especialistas em SEO (Search Engine Optimization, em inglês, ou Otimização de Sites para Mecanismos de Busca, em português). Converse com o responsável por seu blog/página/site ou confira você mesmo mais dicas.

Google Places e Google AdWords

Mas, independente de você ou sua empresa ter uma página na internet existem, basicamente, dois aplicativos que podem revolucionar seus negócios: o Google Places e o Google Adwords.

Google Places

Esta ferramenta é gratuita e permite que, a partir de preenchimento de algumas informações em um formulário, a sua empresa esteja nos resultados do Google com apontamentos no Google Maps. Por meio da ferramenta, é possível divulgar diferentes informações, como promoções. Faça um teste: google.com.br/places

Perceba a vantagem competitiva de uma empresa que usa o aplicativo. Por exemplo, ao buscar por “lan house em Copacabana”, embora no resultado apareçam diversas empresas, apenas uma usa o Google Places e está destacada no mapa que aparece junto com o resultado. O buscador sempre exibe na primeira página a empresa que utiliza o mapa.

Google AdWords

Se você ou sua empresa quiser maximizar os resultados do Google Places e dispõem de recurso fixo (pré-pago) ou não, pode utilizar o Google AdWords para fazer anúncios direcionados na internet. A partir de palavras-chave e conteúdos para a publicidade, a ferramenta exibe as propagandas nas páginas de busca e em diversos sites que vendem espaços em suas páginas. O interessante é que o valor da divulgação só é cobrado em caso de o internauta clicar no anúncio (e isso custa a partir de 1 centavo).

Saiba mais sobre o funcionamento desta ferramenta: adwords.google.com.br

No vídeo abaixo você confere as vantagens da utilização conjunta dessas ferramentas:

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=AJoUEBYIniI?rel=0]

Confira também publicações do Sebrae com mais dicas para uso da internet para pequenos negócios.

Saiba mais

Comunicação

Propaganda

….

Edição: Fernanda Peregrino, da F&C Consultoria

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Lucio PiresSebrae

Analista Técnico do Sebrae Nacional. Trabalho com negócios digitais com formação em Negócios Exponenciais pela Singularity University – Califórnia, EUA. Especialista em Gestão de Pequenos Negócios (FIA/USP). Advogado especialista em Direito Empresarial (Estacio). Matemático com especialização em Finanças (UFBA).

Me siga