CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Fatores que influenciam as atividades da horticultura

Fatores que influenciam as atividades da horticultura

060

O sucesso de qualquer empresa depende de várias decisões que o empreendedor deverá tomar antes de abrir as portas para os clientes. O plano de negócio é um estudo que reúne informações sobre as características, condições e necessidades do futuro empreendimento. Ele apresenta análises da potencialidade e da viabilidade do negócio e facilita sua implantação, no que se refere aos aspectos mercadológico, técnico, financeiro, jurídico e organizacional.

Para gerir o negócio, o empreendedor deve conhecer a atividade, a propriedade rural, quanto as suas potencialidades e limitações, e o mercado que deseja atender. Para conhecer o mercado e mensurar a aceitação de seus produtos, o produtor deverá elaborar uma pesquisa de mercado, que torna possível avaliar as oportunidades e riscos que a atividade escolhida oferece.

É importante destacar que a horticultura tem características próprias e depende de fatores diversos, que, muitas vezes, não podem ser controlados pelo empreendedor. Entre eles, destacam-se:

1)      Clima: condiciona a maioria das explorações agropecuárias.

2)      Condições biológicas: o ciclo biológico determina a inversibilidade do ciclo produtivo e limita a adoção de recursos que acelerem a produção, como por exemplo, um terceiro turno de trabalho.

3)      Sazonalidade de produção: as condições biológicas e climáticas determinam épocas em que ocorrem o excesso e a falta de produtos.

4)      Tempo de produção maior que o tempo de trabalho: o processo produtivo acontece, em determinadas fases, independente da existência de trabalho.

5)      Terra como participante da produção: deve-se conhecer os aspectos físicos, químicos, biológicos e topográficos do solo.

6)      Trabalho disperso e ao ar livre: tarefas são executadas distantes umas das outras e independentes entre si, exigindo controle e planejamento.

7)      Incidência de riscos: a atividade pode ser afetada pelo clima, ataque de pragas e doenças e pelas flutuações de preços do produto.

8)      Sistema de competição econômica: a entrada ou a saída de produtores no negócio pouco afeta a oferta total.

9)      Produtos não uniformes: há dificuldade em uniformizar o produto, acarretando custos adicionais de classificação e padronização.

10)   Alto custo para entrada e saída do negócio: algumas atividades exigem investimentos em benfeitorias e máquinas, o que implica risco maior no curto prazo.

 

Acesse o link ao lado e saiba como plantar e aproveitar oportunidades de 50 espécies de hortaliças mais comercializadas no Brasil: http://bis.sebrae.com.br/GestorRepositorio/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/C22F9A4962A6E2E68325771C0065A2E4/$File/NT0004404E.pdf

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae