Os cuidados com animais de estimação levaram mais donos de pet a comprar artigos para os bichos via internet em 2012, conforme dados do E-tail Report.
O E-tail Report é um serviço do IBOPE e-commerce, que permite analisar o comportamento dos consumidores online, trazendo informações inéditas sobre seus hábitos nos principais sites de comércio eletrônico do país.
O monitoramento das vendas online das 32 maiores lojas de comércio eletrônico, em nove regiões metropolitanas brasileiras, mais interior do Sul e Sudeste, demonstra o aumento do consumo de artigos para animais de estimação entre janeiro a dezembro.
Curva de Crescimento do Setor durante o ano (Jan-Dez/2012)
Embora o consumo pelo canal ainda tenha sido considerado pequeno e as lojas que possuem os produtos pets mais buscados na internet são as maiores plataformas, os pequenos negócios estão adotando estratégias para se firmarem nesse canal.
Uma amostra dessa realidade é a aposta de startups que adotam a oferta de assinaturas de produtos, principalmente rações para cães e gatos, com entregas programadas em domicílio na quantidade e periodicidade definida pelo cliente. Conheça quatro delas no destaque no artigo abaixo:
Em relação aos itens comercializados, os mais vendidos são as camas e casas para animais, acessórios para aquário, artigos eletrônicos, ração, artigos de higiene, brinquedos, coleiras e focinheiras, comedouros e bebedouros, shampoo e artigos de segurança.
Os consumidores de produtos pet na internet são na maioria mulheres (52%) e pertencentes às classes AB (79%). Quando consideradas as faixas etárias, os consumidores se concentram nas pessoas entre 25 e 34 anos (33%), seguidas dos que têm mais de 45 anos (27%).
Conteúdos Relacionados