O Dia dos Pais no Brasil, comemorado no segundo domingo de agosto, é uma data importante para o varejo: é um dos cinco principais faturamentos no ano. A data foi introduzida no País pelo publicitário Sylvio Bhering, em 1953.
Antes de mais nada, para conquistar a clientela nesta data, tenha em mente que o cliente está comprando um presente para alguém especial; e esta é uma data marcada por reunir a família para homenagear e presentear os pais.
Neste post, você confere algumas dicas para elaborar fachadas e vitrines atrativas para o Dia dos Pais, e ter chances de aumentar o faturamento. Lembre-se que uma vitrine bem trabalhada e devidamente adequada à data específica pode aumentar as vendas em até 30%.
Confira dicas de como criar um visual capaz de atrair o interesse dos consumidores:
Fachada: a primeira impressão é a que fica
– O objetivo é dar visibilidade à loja, trabalhando muito bem sua frente, com cores vibrantes, materiais diferenciados e, às vezes, até com certa projeção para atrair a atenção do cliente.
– Os clientes devem ser atraídos pelo visual inusitado ou pelo bom gosto apresentado.
– A fachada da loja deve funcionar como um cartão-postal, refletindo o conceito da loja.
– As informações oferecidas aos clientes na fachada devem comunicar questões estratégicas para o negócio. Cuidado para não poluir o visual da loja.
Vitrine certa para o Dia dos Pais
– A principal atribuição de uma vitrine é vender, por isso, ela deve seguir o conceito da loja como um todo e não apenas ser mais uma simples instalação. Uma vitrine eficiente é aquela que desperta no potencial comprador o desejo de entrar na loja e conhecer o restante das ofertas que estão em seu interior.
– Cada produto deve ser exposto de acordo com o público que a loja pretende conquistar.
Você pode trabalhar uma vitrine só com cores. Por exemplo, vermelho e preto serão mais sensuais. Se você quiser uma coisa mais soft, use tons pastel e atingirá um outro público.
– Nesta data, a vitrine tem que passar a imagem da ocasião. Renove, mostre que você quer atrair aquele público determinado. Mostre que novos produtos chegaram para essa data.
– O produto nunca deve ficar exposto no chão e sim sobre uma base elevada. No caso de uma loja de roupas, exponha-as sempre passadas e de preferência montando um conjunto com os acessórios complementares.
– A iluminação merece cuidado especial. Use pontos de luz em cima e embaixo. Trabalhar com luminárias em trilhos proporciona uma iluminação diferente em cada vitrine.
– Limpeza: não deixe pó acumulado sobre os produtos e nem na vitrine.
Outras dicas
– Diversifique: ofereça vale-presente, kits promocionais por faixa de preço ou por grupo de produtos e pacotes de serviços.
– Estenda o horário de atendimento, se necessário.
– Embalagens são fundamentais para valorizar um produto. Tenha embalagens especiais e diferentes para cada data específica.
– Deixe visíveis as embalagens pré-elaboradas para presente. Elas podem ajudar na decisão de compra.
…
Com informações e imagem da cartilha Venda Melhor Dia dos Pais, do Sebrae SP.
Edição: Fernanda Peregrino, da FC Comunicação.