Planejar é a melhor maneira para o varejista da moda enfrentar o baixo crescimento econômico e a desconfiança do consumidor. Preparar-se, agora, para os próximos seis meses pode contribuir para a melhoria das vendas. Para isso, é fundamental identificar pontos estratégicos que merecem mais cuidado, ou seja, rever o planejamento e traçar metas mais desafiadoras para os meses seguintes.
Para contribuir com o planejamento do seu comércio e dar ideias de boas oportunidades para impulsionar as vendas, listamos as principais características de cada mês do segundo semestre. Confira:
Julho
Época das férias escolares, o comércio na cidade deve ficar mais preocupado com a saída de turistas. Por outro lado, os gastos com lazer se intensificam.
Agosto
O Dia dos Pais movimenta o comércio, embora com menor apelo comercial se comparado ao Dia das Mães. O comerciante deve dar atenção especial à oferta de produtos direcionados ao público masculino.
Setembro
Mês da Independência do Brasil (7 de setembro) e começo da primavera. Aposte em vitrines coloridas. Uma boa estratégia é treinar os seus vendedores sobre as tendências da estação, assim farão um atendimento qualificado, aumentando as chances de vendas de roupas, sapatos e acessórios.
Outubro
No mês das crianças, além das vendas de brinquedos, as lojas de departamentos e de vestuário infantil também devem apresentar aquecimento.
Novembro
Começam os preparativos para as vendas de Natal. Pontos de atenção: estoque, decoração de vitrines e no interior da loja e divulgação de promoções. Neste mês, o consumidor recebe a primeira parcela do 13º salário e pode antecipar as compras.
Dezembro
Melhor data de vendas do ano para o comércio – em geral, as vendas crescem 30% em relação a novembro. Isso em função do 13º salário e das festas de final de ano. Prepare sua equipe para manter o bom atendimento diante do aumento no fluxo de clientes. Se adotar horário estendido, crie escalas especiais de trabalho para os vendedores. Outra estratégia que pode melhorar os resultados é estimular o time com o pagamento de bônus e outros incentivos.
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Com informações da Fecomércio-SP.
Edição: Fernanda Peregrino, da FC Comunicação.
Imagem: Dafne Cholet/Flickr (creative commons).