A alta movimentação de pessoas entre as cidades que sediarão a Copa do Mundo da Fifa 2014 cria oportunidades para o comércio de moda estruturado no padrão Fast Fashion.
A chamada moda fast fashion exige criação rápida e o uso de tecnologia e matérias- primas locais, além de itens da cultura local, o que fortalece o segmento para atendimento das demandas geradas pelos grandes eventos esportivos. Assim, a pesquisa e geração de moda, produção de croquis e serviços similares crescerão por dois motivos:
1) A capacidade de produção das empresas que já utilizam esses serviços e que, nos próximos anos, estarão incrementando as coleções tanto pela quantidade quanto pela diversificação, estará voltada para a fabricação dos produtos, deixando a pesquisa, criação e desenhos de croqui para empresas especializadas nesse processo;
2) A demanda provocada pelo grupo de empresas que ainda não utilizam esses serviços e que estarão, utilizando-os de forma regular.
Os dois motivos acima se originam do movimento implementado por algumas lojas de departamentos que procuram atender à demanda crescente dos consumidores por artigos que estejam na moda.
A produção de moda rápida ou fast fashion tem sido utilizada por grandes redes de lojas que comercializam confecções, bolsas e acessórios estimulando, por consequência, a criação permanente e a pesquisa por novidades no campo de matérias-primas e de utilização de croquis elaborados e que favoreçam a produção rápida pelos fabricantes.
O crescimento do mercado possui um termômetro bastante eficiente, que são os eventos de moda. Mais conhecidos como fashion weeks, ou semanas de moda, que ano após ano crescem em número e qualidade em várias cidades do Brasil, eles indicam que as empresas que criam moda estão presentes no mercado brasileiro e as confecções e similares necessitam dos seus serviços.
O crescimento do segmento está intimamente ligado ao crescimento da fabricação de artigos da moda. Nos últimos anos, ocorreram mudanças profundas no segmento de moda no Brasil notadamente a partir da divulgação dos artigos criados no país e que tiveram grande divulgação em eventos realizados principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro. Esses eventos incorporaram a participação de estilistas internacionais permitindo, assim, que houvesse crescimento dos profissionais brasileiros envolvidos com criação e pesquisa de moda.
Um estudo inédito do IEMI sobre os canais de varejo de moda no Brasil mostra que o crescimento do consumo, tem sido melhor aproveitado, principalmente, pelas redes de maior porte. Assim, os clientes do segmento criação de moda são as empresas que necessitam de outras empresas que estejam presentes na formulação de moda. Assim, os fabricantes de confecções, de estamparias para tecidos, de aviamentos, de calçados, bolsas, cintos e outros acessórios, inclusive bijuterias são os principais demandantes de serviços desse segmento.
É importante registrar que a maioria das empresas de pequeno porte do segmento de vestuário ainda não utiliza os serviços de criação de moda de outras empresas. Limitam-se a realizar pequenas adaptações em modelos existentes no mercado, geralmente comercializados nas lojas de varejo ou nas revistas especializadas, ou até aqueles divulgados pelas redes de televisão. A prática é adquirir tecidos indicados pelos fornecedores e fabricar croquis que não facilitam a fabricação das peças. Esse comportamento é o que demonstra a existência de um grande mercado consumidor para as pequenas empresas do segmento de criação.
Essas informações foram extraídas da publicação Ideias de Negócios para 2014 – Criação de Moda. Nela, o empreendedor poderá obter orientação acerca de assuntos como divulgação, clientes, estrutura, custos e também dicas de um especialista.
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