CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar


CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Como vender para o governo – Vantagens para MPE

Como vender para o governo – Vantagens para MPE

compras públicas

Por lei, as micro e pequenas empresas têm vantagens em concorrências públicas. Os pequenos negócios representam cerca de 99% das empresas do país. Assim, aumentar a participação de pequenas e micro empresas em processos licitatórios de compras governamentais incentiva a criação de mais vagas de emprego em âmbito municipal, estadual e nacional.

A lei que rege as vantagens para as MPE nas licitações de compras é a Lei Geral de MPE 123/2006. Essa lei apresenta várias vantagens competitivas as pequenas empresas para que estas participem dos certames licitatórios, dentre as quais a possibilidade de dilação de prazo para negociação de dívidas tributárias mesmo após a realização da licitação e, além disso, uma vantagem que efetivamente é crucial no momento da licitação. Trata-se do disposto nos artigos 44 e 45 da dessa lei.

Basicamente o que se extrai do texto legal é na verdade um privilégio dado as pequenas empresas que, no decorrer do processo licitatório tem o poder de apresentar a última proposta, garantindo-lhes a vitória do certame, desde que vislumbrados todos os requisitos propostos nos artigos (conhecido como Empate Ficto).

Outras vantagens que a lei proporcionou foram o amparo jurídico e legal e a obrigatoriedade de exclusividade para contratação de micro e pequenas empresas nos casos de licitações até R$ 80 mil reais e essa regra também vale para licitações maiores em que existem lotes de até R$ 80 mil reais.

Existe também a chance do empreendedor obter parcerias com grandes empresas por meio da subcontratação em licitações, aumentando suas chances de obter sucesso no processso licitatório.

Esse é um dos muitos cursos disponíveis no EAD do Sebrae. Confira e matricule-se.

Assista ao vídeo: 10 Dicas para vender para o governo – 7 Vantagens para MPE.

Lembre-se também de se inscrever no Canal do Sebrae no Youtube para acompanhar nossos vídeos e informações.

Confira também: Como Vender para o Governo 8 – Minimize riscos.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae