Investir em compras públicas pode ser um novo caminho para ampliar, potencialmente, as vendas dos micro e pequenos empreendedores. Após o desenvolvimento do marco regulatório que normatiza os contratos de licitação, as compras institucionais tornaram-se mais competitivas e acessíveis às empresas de pequeno porte. Pode-se destacar o Decreto 6.204/2007 que regulamenta o tratamento diferenciado para as MPE e a Lei Complementar 123/2006 que dá preferência para as mesmas.
No momento da decisão sobre a participação em processos de licitação de determinada empresa ou órgão público é importante conhecer as peculiaridades de cada um ao se tratar da compra de bens e serviços.
Se o empresário já se interessou pelo assunto e deseja saber mais informações e para quem vender, que tal ser fornecedor do Exército Brasileiro? O Exército possui um comando especializado na área de suprimentos e responsável pela compra de produtos, o COLOG – Comando Logístico do Exército Brasileiro.
E o que o COLOG compra?
Classe I (alimentos)
Compras descentralizadas por Região Militar;
Classe II (material de Intendência)
Compras de fardamento, coturnos, tênis, sapatos, roupa de cama, insígnias, chapéus, barracas, mochilas, etc.;
Classe V (lubrificantes para armamento)
Óleos minerais e sintéticos, graxas para armamentos em geral;
Classe IX (viaturas militares e administrativas)
Caminhões, automóveis de passeio, viaturas militares e militarizadas, ambulâncias, caminhão baú, caminhão frigorífico, caminhão pipa, caminhões para transporte de cargas vivas, cisternas de água e óleo, ônibus, contêineres, motocicletas, peças de manutenção, ferramentas, etc.
Alguns números de 2012 podem dizer o quão atrativo é o Exército para as empresas que desejam adentrar ou que já estão no mercado de compras públicas. O COLOG realizou no ano passado 60 pregões, teve uma movimentação de R$ 3,5 bilhões e os valores empenhados só para as micro e pequenas empresas foi de cerca de R$ 115 milhões.
Para concorrer aos processos de licitação do Exército é necessário conhecer a legislação sobre pregão eletrônico e cadastrar-se no Comprasnet. Algumas orientações para o cadastro:
1- O cadastramento como fornecedor, para recebimento de informações via email, se faz diretamente no site do Comprasnet;
2- É necessário fazer inscrição no SICAF (Sistema de Cadastro Unificado de Fornecedores). Leia mais sobre o SICAF;
3- Toda documentação necessária para cadastramento e habilitação consta no site Comprasnet (acesso livre – SICAF / Publicações / Manuais-FAQ / Natureza Jurídica). Informações mais detalhadas, leia o boletim: Comprasnet.
Saiba mais sobre como vender para o Exército fazendo download da apresentação “Exército – Fomenta 2013” na página do Fomenta, evento que divulga oportunidades em compras públicas: http://www.fomentanacionalsebrae.com.br/downloads e em http://www.eb.mil.br.
Para saber mais sobre como vender para diversas empresas e órgãos públicos e novidades sobre compras institucionais acesse: http://sebraemercados.com.br/?author=25.