Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Como organizar aumentar as vendas com CRM?

Como organizar aumentar as vendas com CRM?

As vendas fazem parte do coração de uma empresa, é a parte fundamental, que mantém a corporação viva, portanto é importante fazer o uso de ferramentas que ajudem no planejamento e processo de vendas.

Por que algumas empresas ainda não tem seus esforços focados na jornada do consumidor e no relacionamento com o cliente?

Pode parecer um pouco óbvio lendo dessa forma, porém é justamente isso que muitas empresas negligenciam.

O CRM, software que faz a gestão do relacionamento com clientes, é primordial para ter um relacionamento com seu cliente e aumentar suas vendas.

Hoje em dia é muito comum, e até esperado, que muitos clientes utilizem os canais online de comunicação, seja nas redes sociais, no atendimento online do site, por e-mail, whatsapp, entre outros, para iniciar o processo de compra.

Cada vez mais as estratégias de marketing e vendas são voltadas na atração e captação de clientes nos canais de comunicação online.

Mas com tantos canais de comunicação, com tantas informações vindo de multicanais, as empresas que não estão preparadas e organizadas acabam vendo seus esforços iniciais tornando-se em verdadeiro pesadelo.

A equipe de vendas pode se sentir desmotivada por não ter um gerenciamento em tempo real, com um sistema operacional que entregue uma análise de fácil entendimento e que mostre onde seus esforços estão de fato gerando resultados.

Veja alguns tópicos que é muito comum e recorrente:

  • A confusão sobre a origem dos clientes;
  • A dificuldade em filtrar as informações de uma forma ágil;
  • Acessar dados mais claros e assertivos;
  • O histórico do cliente;
  • O processo que o cliente percorreu até a decisão da compra;
  • Pendências.

Tudo isso dificulta na hora de analisar os dados para a tomada de decisões que aumentam as vendas, para filtrar onde o investimento está de fato sendo convertido em cliente e a manutenção desse relacionamento após a conversão.

Como aumentar as vendas através do relacionamento com o cliente?

Vendas organizadas com crm

Como melhorar a parte organizacional da sua empresa e também a produtividade através dessas ferramentas?

É isso que você vai conferir agora.

Tenha um processo de vendas organizado

Você já deve ter ouvido aquela famosa frase do Livro Alice no país das maravilhas:

“Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve!”

Alice pergunta ao Gato Cheshire… “Pode me dizer qual o caminho que eu devo tomar?”

Isso depende muito do lugar para onde você quer ir — disse o Gato.

Eu não sei para onde ir! — disse Alice.

Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.

(Alice no País das Maravilhas — Lewis Carroll)

E é mais ou menos isso que acontece quando o processo de vendas não está estruturado.

Organizar o processo de vendas, entender esse ciclo de vendas é algo extremamente importante para que a efetividade da equipe esteja garantida.

Defina:

  • As etapas do processo de vendas;
  • O relacionamento com o cliente;
  • Pense na jornada de compra. Trace toda a jornada do seu cliente.

Inclusive, coloque-se no lugar do seu cliente, a empatia com o cliente é um excelente filtro para melhorar os processos de atendimento.

Agilidade e assertividade ao passar informações, divulgar promoções, produtos, saber com qual público está comunicando.

A partir dessas etapas, é preciso documentar um processo de abordagem e ação da equipe de vendas que ficará responsável por essa parte, com tarefas específicas.

Ser capaz de criar e manter um processo comercial bem organizado, uma estratégia de vendas bem documentada pode impactar de forma totalmente positiva a produtividade da empresa e os resultados das vendas.

Defina quais são as prioridades em seu sistema CRM

Organizar as tarefas e os dados é um processo que pode ser complexo em qualquer gestão empresarial.

Entretanto, pode se tornar altamente eficiente quando você consegue estabelecer quais tarefas são a prioridade, contribuindo para a definição de um fluxo de trabalho muito mais consistente e organizado.

Priorizando as tarefas, sua equipe saberá exatamente onde está havendo falhas, em qual canal deverá colocar mais esforços e o que será preciso passar por ajustes, garantindo maior eficiência e produtividade.

Estabeleça prazos para que as atividades sejam realizadas

Depois de garantir o processo de vendas e fazer a segmentação das prioridades, é preciso criar um cronograma com prazos exatos para a conclusão de cada fase do processo.

Um exemplo da jornada do cliente

  • A primeira abordagem ao lead que veio da rede social x, dois dias após conversão;
  • Agendamento de apresentação de proposta – até 7 dias após o primeiro contato;
  • Follow-up – até 3 dias após o envio da proposta.

O objetivo é que vocês definam os melhores prazos que atendam às necessidades do prospect e que mantenham a agenda de tarefas organizada, de acordo com o nicho do negócio, as soluções que devem ser apresentadas e o mercado de vocês.

Reuniões periódicas para planejamento e follow-up de vendas

As reuniões são fundamentais em todo esse processo, até porque são elas que podem ajudar a definir ou a comunicar para o restante da equipe quais serão as prioridades e o cronograma passo a passo.

O ideal é que sejam realizadas todo início de semana.

Use o CRM para organizar o processo de vendas da sua empresa

Visão geral CRM clientes

É claro que essas dicas são importantes, mas se não houver uma ferramenta que ajude a colocar tudo isso em prática, elas não valem tanto assim. É por isso que falamos do CRM.

Um CRM é um sistema que tem como principal objetivo ajudar a sua empresa a manter todo o processo de vendas muito mais automatizado e eficiente.

Além disso, ele permite que todas as tarefas sejam registradas e os dados armazenados da forma correta, com a emissão de relatórios e estatísticas.

A ferramenta CRM contribui muito para a otimização do departamento.

A empresa que faz o uso do CRM para gerir as vendas consegue organizar de forma muito mais eficaz todo o departamento, ajudando no fechamento de vendas.

Veja algumas situações onde o CRM pode ser muito útil:

  • Registro de informações do prospect, como: contatos, histórico, cadastrados, informações colhidas na pesquisa e etc;
  • Definição das etapas do processo de vendas;
  • Agendamento de atividades em cada fase do processo;
  • Análise e acompanhamento da evolução do prospect de acordo com o funil de vendas;
  • Registros de conversas e contatos realizados;
  • Emissão de relatórios e etc.

Dessa forma, o CRM se torna uma ferramenta extremamente inteligente e capaz de otimizar todo o trabalho e manter a equipe focada no que é primordial, sem que seja preciso perder tempo com partes complexas e que antes eram totalmente manuais.

Quanto maior o número de contatos realizados, reuniões, propostas e follow-ups, maiores são as vendas.

Nosso CRM conta com atendimento personalizado

Cada empresa e nicho tem suas particularidades e necessidades.

É por isso que a mesma ferramenta de CRM sem uma personalização para cada tipo de negócio não terá o mesmo efeito de sucesso.

Na UPNIFY o contato é direto com o cliente, analisando as melhores formas de automatizar os processos de cada cliente, cada equipe e departamento.

Se cada cliente e sua forma de trabalhar é única, o esperado é que o CRM seja personalizado para cada empresa.

É por isso que o CRM da Upnify tem um atendimento personalizado, adequando a ferramenta as verdadeiras necessidades do cliente.

Com a Upnify você assume o controle das suas vendas, tem acesso a relatórios detalhados, agendas, lembretes, modelos de e-mails, automatização de e-mails, cotações e tudo personalizado ao seu negócio.

Tudo isso com simples acesso.

Economia de tempo, simplificação, organização e o controle nas suas mãos.

Isso é Upnify.

Se você quer ver suas vendas aceleradas e todas as etapas organizadas, não existe opção melhor.

Solicite uma demonstração.

Clique aqui e saiba mais.

You must login to add a comment.

Posts relacionados