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Como organizar aumentar as vendas com CRM?

Como organizar aumentar as vendas com CRM?

As vendas fazem parte do coração de uma empresa, é a parte fundamental, que mantém a corporação viva, portanto é importante fazer o uso de ferramentas que ajudem no planejamento e processo de vendas.

Por que algumas empresas ainda não tem seus esforços focados na jornada do consumidor e no relacionamento com o cliente?

Pode parecer um pouco óbvio lendo dessa forma, porém é justamente isso que muitas empresas negligenciam.

O CRM, software que faz a gestão do relacionamento com clientes, é primordial para ter um relacionamento com seu cliente e aumentar suas vendas.

Hoje em dia é muito comum, e até esperado, que muitos clientes utilizem os canais online de comunicação, seja nas redes sociais, no atendimento online do site, por e-mail, whatsapp, entre outros, para iniciar o processo de compra.

Cada vez mais as estratégias de marketing e vendas são voltadas na atração e captação de clientes nos canais de comunicação online.

Mas com tantos canais de comunicação, com tantas informações vindo de multicanais, as empresas que não estão preparadas e organizadas acabam vendo seus esforços iniciais tornando-se em verdadeiro pesadelo.

A equipe de vendas pode se sentir desmotivada por não ter um gerenciamento em tempo real, com um sistema operacional que entregue uma análise de fácil entendimento e que mostre onde seus esforços estão de fato gerando resultados.

Veja alguns tópicos que é muito comum e recorrente:

  • A confusão sobre a origem dos clientes;
  • A dificuldade em filtrar as informações de uma forma ágil;
  • Acessar dados mais claros e assertivos;
  • O histórico do cliente;
  • O processo que o cliente percorreu até a decisão da compra;
  • Pendências.

Tudo isso dificulta na hora de analisar os dados para a tomada de decisões que aumentam as vendas, para filtrar onde o investimento está de fato sendo convertido em cliente e a manutenção desse relacionamento após a conversão.

Como aumentar as vendas através do relacionamento com o cliente?

Vendas organizadas com crm

Como melhorar a parte organizacional da sua empresa e também a produtividade através dessas ferramentas?

É isso que você vai conferir agora.

Tenha um processo de vendas organizado

Você já deve ter ouvido aquela famosa frase do Livro Alice no país das maravilhas:

“Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve!”

Alice pergunta ao Gato Cheshire… “Pode me dizer qual o caminho que eu devo tomar?”

Isso depende muito do lugar para onde você quer ir — disse o Gato.

Eu não sei para onde ir! — disse Alice.

Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.

(Alice no País das Maravilhas — Lewis Carroll)

E é mais ou menos isso que acontece quando o processo de vendas não está estruturado.

Organizar o processo de vendas, entender esse ciclo de vendas é algo extremamente importante para que a efetividade da equipe esteja garantida.

Defina:

  • As etapas do processo de vendas;
  • O relacionamento com o cliente;
  • Pense na jornada de compra. Trace toda a jornada do seu cliente.

Inclusive, coloque-se no lugar do seu cliente, a empatia com o cliente é um excelente filtro para melhorar os processos de atendimento.

Agilidade e assertividade ao passar informações, divulgar promoções, produtos, saber com qual público está comunicando.

A partir dessas etapas, é preciso documentar um processo de abordagem e ação da equipe de vendas que ficará responsável por essa parte, com tarefas específicas.

Ser capaz de criar e manter um processo comercial bem organizado, uma estratégia de vendas bem documentada pode impactar de forma totalmente positiva a produtividade da empresa e os resultados das vendas.

Defina quais são as prioridades em seu sistema CRM

Organizar as tarefas e os dados é um processo que pode ser complexo em qualquer gestão empresarial.

Entretanto, pode se tornar altamente eficiente quando você consegue estabelecer quais tarefas são a prioridade, contribuindo para a definição de um fluxo de trabalho muito mais consistente e organizado.

Priorizando as tarefas, sua equipe saberá exatamente onde está havendo falhas, em qual canal deverá colocar mais esforços e o que será preciso passar por ajustes, garantindo maior eficiência e produtividade.

Estabeleça prazos para que as atividades sejam realizadas

Depois de garantir o processo de vendas e fazer a segmentação das prioridades, é preciso criar um cronograma com prazos exatos para a conclusão de cada fase do processo.

Um exemplo da jornada do cliente

  • A primeira abordagem ao lead que veio da rede social x, dois dias após conversão;
  • Agendamento de apresentação de proposta – até 7 dias após o primeiro contato;
  • Follow-up – até 3 dias após o envio da proposta.

O objetivo é que vocês definam os melhores prazos que atendam às necessidades do prospect e que mantenham a agenda de tarefas organizada, de acordo com o nicho do negócio, as soluções que devem ser apresentadas e o mercado de vocês.

Reuniões periódicas para planejamento e follow-up de vendas

As reuniões são fundamentais em todo esse processo, até porque são elas que podem ajudar a definir ou a comunicar para o restante da equipe quais serão as prioridades e o cronograma passo a passo.

O ideal é que sejam realizadas todo início de semana.

Use o CRM para organizar o processo de vendas da sua empresa

Visão geral CRM clientes

É claro que essas dicas são importantes, mas se não houver uma ferramenta que ajude a colocar tudo isso em prática, elas não valem tanto assim. É por isso que falamos do CRM.

Um CRM é um sistema que tem como principal objetivo ajudar a sua empresa a manter todo o processo de vendas muito mais automatizado e eficiente.

Além disso, ele permite que todas as tarefas sejam registradas e os dados armazenados da forma correta, com a emissão de relatórios e estatísticas.

A ferramenta CRM contribui muito para a otimização do departamento.

A empresa que faz o uso do CRM para gerir as vendas consegue organizar de forma muito mais eficaz todo o departamento, ajudando no fechamento de vendas.

Veja algumas situações onde o CRM pode ser muito útil:

  • Registro de informações do prospect, como: contatos, histórico, cadastrados, informações colhidas na pesquisa e etc;
  • Definição das etapas do processo de vendas;
  • Agendamento de atividades em cada fase do processo;
  • Análise e acompanhamento da evolução do prospect de acordo com o funil de vendas;
  • Registros de conversas e contatos realizados;
  • Emissão de relatórios e etc.

Dessa forma, o CRM se torna uma ferramenta extremamente inteligente e capaz de otimizar todo o trabalho e manter a equipe focada no que é primordial, sem que seja preciso perder tempo com partes complexas e que antes eram totalmente manuais.

Quanto maior o número de contatos realizados, reuniões, propostas e follow-ups, maiores são as vendas.

Nosso CRM conta com atendimento personalizado

Cada empresa e nicho tem suas particularidades e necessidades.

É por isso que a mesma ferramenta de CRM sem uma personalização para cada tipo de negócio não terá o mesmo efeito de sucesso.

Na UPNIFY o contato é direto com o cliente, analisando as melhores formas de automatizar os processos de cada cliente, cada equipe e departamento.

Se cada cliente e sua forma de trabalhar é única, o esperado é que o CRM seja personalizado para cada empresa.

É por isso que o CRM da Upnify tem um atendimento personalizado, adequando a ferramenta as verdadeiras necessidades do cliente.

Com a Upnify você assume o controle das suas vendas, tem acesso a relatórios detalhados, agendas, lembretes, modelos de e-mails, automatização de e-mails, cotações e tudo personalizado ao seu negócio.

Tudo isso com simples acesso.

Economia de tempo, simplificação, organização e o controle nas suas mãos.

Isso é Upnify.

Se você quer ver suas vendas aceleradas e todas as etapas organizadas, não existe opção melhor.

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