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COMO COMEÇAR UMA PADARIA

COMO COMEÇAR UMA PADARIA

Saiba como panificadoras estão em crescimento mesmo em meio à pandemia e veja dicas de como conquistar o cliente para ter sucesso no negócio

O mercado de padarias e confeitarias cresceu 15,3% em 2021 na comparação com 2020, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), que reúne mais de 70 mil padarias espalhadas pelo Brasil. A atividade movimentou R$ 105,8 bilhões no ano passado, o que gera um interesse por parte de quem deseja empreender no ramo de alimentação e bebidas.

Mesmo durante a pandemia, esse bom resultado do ano passado se deve à capacidade dos proprietários das “padocas” de se adaptar à necessidade do cliente, de quem é preciso estar próximo. A opinião é de Paulo Menegueli, presidente da ABIP e que trabalha no setor há 50 anos.

Você pode ouvir a primeira parte da entrevista neste podcast:

INOVAÇÃO

“Sempre achamos que inovação é coisa do futuro, que depois pensamos nisso, e o nosso setor não se aperfeiçoou, não estava treinado com delivery, venda de porta a porta, mas dentro da pandemia a padaria precisou encontrar novas formas de comercialização”, conta Menegueli.

Outra novidade que pegou entre as panificadoras foi que, com o maior uso de vídeo-chamadas, ficou mais rápida a comunicação com cada um dos mais de 70 mil associados para troca de experiências. As padarias mais voltadas para serviços, perto de prédios de escritórios, tiveram de se adaptar a levar o lanche aos clientes no escritório remoto, com pedidos de entrega e comunicação por aplicativos ou WhatsApp. Os kits completos para festas, com doces, bolo e salgados, também ajudaram a garantir o ganha-pão.

REVENDA NA PADARIA

Ainda, as panificadoras passaram por uma revisão do mix de produtos. “Nesse período de pandemia, houve um apelo para que levássemos outros produtos, que são  de revenda, como produtos de higiene, máscara, álcool em gel, e também começamos a vender esses artigos para que os clientes recebessem tudo de uma só vez”, diz o presidente da ABIP.

LOCAL DA PADOCA

Para quem deseja ampliar a produção ou abrir uma padaria,  Menegueli sugere um estudo completo do negócio. O diferencial na atividade é a proximidade com o cliente, porque ele afirma que a padoca é um negócio de bairro, seja em região de moradias, seja em locais que concentram escritórios. Tanto que “padaria perto de mim” é um dos termos mais buscados no Google.

“Quando vai montar a padaria, não tem de colocar perto da casa da sogra, da mãe, ou na loja que é mais barata. Precisa fazer um plano de negócios, fazer pesquisa de mercado para ver se é aquele o ponto onde tem de colocar a padaria, ver para quem você pode vender e qual a quantidade e tem de fazer um controle financeiro rígido”, conta Menegueli. 

FOCO NO CLIENTE

Na sequência, o presidente da ABIP sugere que a pessoa procure capacitação e se aproxime de entidades, para a troca de experiências. “Tem de procurar saber com aquelas pessoas que trabalham no setor o que elas estão fazendo, o que dá certo, quais as dores e as alegrias que eles têm.”

Gostar de gente é outra dica para se aproximar de um cliente em um bairro. “Quem não gostar, nem abra uma padaria, porque todo tipo de pessoa entra na loja e você tem de saber ouvir. Esse é o melhor marketing que existe, ouvir o que o cliente quer e atendê-lo”, diz Menegueli.

TENDÊNCIAS

Nas padarias, assim como em outros tipos de estabelecimento de alimentação e bebidas, aumentou a quantidade de clientes que se preocupam com a saúde. Pães de fermentação natural ou com farinhas especiais têm ganhado mercado. “Isso vale para confeitarias, para tudo. É preciso ter um produto com saudabilidade e, claro, que seja gostoso.”

Você pode ouvir a segunda parte da entrevista com Paulo Menegueli, sobre o crescimento das padarias na pandemia, neste podcast:

Leia mais:

6 Dicas para abrir uma padaria

Planejamento financeiro para bares e restaurantes no pós-pandemia

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