Os gastos com delivery cresceram 149% em 2020, segundo levantamento da Mobills, startup de gestão financeira, que analisou dados dos usuários entre os principais aplicativos de entrega. A praticidade e o conforto de receber a comida – e agora também as compras de mercado – em casa, apenas alguns minutos depois de solicitar pelo celular, são alguns dos motivos para este nicho render para além da quarentena.
Com as medidas necessárias para conter a pandemia impossibilitando muitas portas de ficarem abertas, o delivery é uma salvação para o faturamento neste momento. Os pequenos e médios negócios também contam com a ajuda da população na hora da divulgação dos seus produtos.
Atualmente, existem campanhas nas redes sociais pedindo para que os consumidores priorizem esses negócios, já que, diferentemente de empresas maiores, as pequenas e médias empresas não possuem um “fôlego” financeiro para passar por este período.
Este é o momento para aproveitar a praticidade do delivery e fidelizar os clientes.
O aumento do faturamento é um ótimo motivo para atender de forma remota, e além dele existem outros motivos, como a redução de custos do negócio, já que não é necessário ter um grande espaço para acomodar mesas, e também a diminuição de gastos com energia e água.
Também é possível melhorar o atendimento. Como o fluxo de pedidos em um delivery é diferente do presencial, é necessário evitar erros, para que a avaliação da página não fique baixa, e os dados captados nos pedidos podem auxiliar na reformulação de um novo cardápio.
Dentro deste tema, elaboramos uma lista com algumas dicas para quem gostaria de aumentar as vendas no serviço de delivery.
Se for pagar por anúncios, utilize os recursos de geolocalização para encontrar possíveis clientes nas áreas em que é possível fazer a entrega. Não adianta aparecer a propaganda para uma pessoa que não é atendida pelo raio de entrega da empresa. Redes sociais como Instagram e Facebook permitem esses recursos.
Oferecer cupons de desconto é uma estratégia que sempre dá certo, seja para fidelizar clientes ou atrair novos consumidores. Outra prática que pode funcionar é a criação do “programa de fidelidade”, que funciona como um cartão de pontos. Se o cliente fizer “x” pedidos, ele pode ter uma quantia de desconto, ou então um produto gratuito, por exemplo. Se o cliente atingir a marca de 15 deliverys, pode ganhar o próximo por conta da casa. É uma ótima forma de fidelizar os clientes.
Produzir engajamento nas redes sociais com fotos profissionais também é uma dica valiosa para pequenos e médios negócios. Você pode postar fotos dos produtos frescos em uma geladeira antes do preparo ou uma foto do alimento sendo preparado.
Táticas que envolvem uma boa divulgação visual são muito importantes e fazem toda a diferença.
Por fim, não se esqueça de definir um bom horário de entrega que faça sentido para o seu público-alvo. Se você trabalha com pizzas, por exemplo, não faz sentido abrir o delivery às 17h e fechar às 20h, ou então um café que só abre depois das 14h.
Aproveite os dados que podem ser obtidos pelos aplicativos de entrega e priorize estratégias voltadas para o seu público-alvo. Boas vendas!