Datas temáticas sempre movimentam o mercado – aumentando as vendas –, principalmente no e-commerce. No dia 12 de junho, comemora-se o Dia dos Namorados no Brasil – conhecido pela troca de declarações, afetos e presentes entre os namorados. O que muitos não sabem é que a escolha da data foi determinada a dedo em prol do comércio.
Em 1948, João Doria – dono da agência Standard Propaganda e pai do atual governador de São Paulo – decidiu passar para junho o Dia dos Namorados, pensando em um melhor aproveitamento financeiro e um aumento do volume de capital.
Desde então, a data vem sendo celebrada e tornou-se uma tradição. Mesmo com o objetivo de João Doria sendo cumprido, nos últimos sete anos, houve uma queda no comércio e uma grande diminuição do volume de capital gerado.
A partir de março de 2020, foi declarada a pandemia do novo coronavírus pela OMS (Organização Mundial da Saúde), e muitos comerciantes sofreram os abalos da instabilidade na abertura de seus estabelecimentos físicos. Indo contra todas as expectativas, o último Dia dos Namorados teve o seu faturamento das vendas online dobrado, com aumento de 117%, segundo levantamento da Trii, agência de marketing.
Com a ajuda do e-commerce, as datas comemorativas auxiliam o comerciante a conquistar novas oportunidades e impulsionar as suas vendas, já que a maioria das pessoas estará em busca de produtos ou serviços para comprar. Só em 2020 as datas sazonais foram responsáveis por 34% do faturamento no online, segundo dados da pesquisa Webshoppers, da Ebit Nielsen.
Especialistas esperam obter um crescimento de 2,5% no volume de vendas durante o Dia dos Namorados de 2021, faturando cerca de R$ 1,65 bilhão. No comércio online, não será diferente, e a Ebit Nielsen estima um aumento de 6%.
Entre os lojistas, o sentimento é o mesmo. De acordo com pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), é esperado um crescimento de 16,28% em relação ao ano passado, e mais da metade dos comerciantes acredita que 2021 será melhor ou igual a 2020.
A Shopee Brasil – plataforma de compras e vendas online – realizou uma pesquisa em que a intenção de investimento em bens e produtos para o Dia dos Namorados será superior ao Dia das Mães. Os consumidores pretendem gastar cerca de R$ 130 nos presentes.
Os lojistas podem utilizar algumas estratégias para impulsionar os seus negócios e conquistar um número maior de compradores. As datas comemorativas servem para criar maior desejo por parte dos clientes; logo, é importante organizar e contextualizar os produtos ou serviços.
Faça sugestões de itens específicos ou monte kits, combos ou cestas de namorados, apresentando ao consumidor variadas opções de presentes. Utilize o marketing e as redes sociais para atrair um maior público e apresentar a sua empresa para mais clientes. Por fim, procure criar descontos e promoções para dobrar chances de engajamento e vendas concluídas.