A Expointer de 2014 irá reunir diversas atividades sobre oportunidades de negócios e conhecimento técnico para agregar valor à produção.
Localizado no pavilhão internacional do Parque de Exposições Assis Brasil, o estande do Programa Juntos para Competir, parceria entre SEBRAE/RS, FARSUL e SENAR-RS, vai reunir, na Expointer 2014, diversas atividades sobre oportunidades de negócios e conhecimento técnico para agregar valor à produção. Dentre elas está a Vitrine da Carne Gaúcha, que volta a Expointer como principal atração do estande, com demonstração de fracionamento de carcaças de bovinos, bubalinos, ovinos e suínos, elaboração de cortes, desossa, sugestões de preparo e degustação de pratos preparados por uma chef de cozinha.
A Vitrine da Carne Gaúcha tem o apoio das associações de raças, que, de 30 de agosto a 6 de setembro, serão responsáveis pelo produto trabalhado, fazendo a apresentação da raça e/ou espécie e seus atributos. Participarão da ação as raças Angus, Braford, Brangus, Devon, Hereford, Fazenda Jaguaretê, os programas de produção de bovinos, Cooperbúfalo e Associação de Criadores Gaúchos de Zebu, de ovinos, através da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO), e de Suínos, por meio da Associação de Criadores de Suínos do RS (ACSURS).
O espaço é composto por uma área envidraçada e refrigerada, cercada por arquibancadas. A sistemática da atividade consiste no ensino de técnicas de fracionamento das carcaças, a cargo do consultor de carnes Marcelo Conceição, conhecido como Marcelo Bolinha. Em seguida, a chef de cozinha Fernanda Moreira irá preparar pratos utilizando os cortes, para degustação dos participantes da oficina. As demonstrações de desossa e preparo dos pratos ocorrerão sempre em três horários fixos (10h40min, 14h30min e 16h40min), de 30 de agosto a 6 de setembro. Durante todo o dia, haverá a orientação aos interessados e distribuição de material informativo.
O Programa Juntos para Competir, visa o desenvolvimento das principais cadeias produtivas do agronegócio do Estado, através da capacitação, integração e organização dos diferentes segmentos agropecuários. Para o presidente do SEBRAE/RS, Vitor Augusto Koch, a atuação em conjunto das três entidades tem o objetivo de fortalecer o pequeno empreendedor do campo. “Sempre que temos bom desempenho no agronegócio, há resultados no comércio e demais setores da economia”, ressalta Koch. São mais de 2,3 mil produtores beneficiados, pertencentes a grupos estratégicos que recebem orientações técnicas das entidades envolvidas nos aspectos gestão empresarial, tecnológica, agregação de valor ao produto e posicionamentos para a competitividade.
Saiba mais e se especialize: http://agrosebrae.com/vitrine-da-carne-gaucha-volta-a-ser-atracao-na-expointer/ Fonte: Sebrae.com