Segundo a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), mesmo ocupando a posição de terceiro maior produtor de cerveja do mundo, atrás apenas da China e dos Estados Unidos, e tendo a cerveja como a bebida alcóolica mais consumida no país, o Brasil ainda encontra uma distância significativa entre o potencial produtivo/consumidor de cervejas industriais e artesanais.
Diante desse cenário otimista, do ponto de vista do potencial de crescimento das cervejarias, em países de baixo consumo per capita como China e Brasil, as cervejarias artesanais ainda continuam sua longa jornada rumo à obtenção de fatias mais significativas no mercado nacional.
A perspectiva de crescimento das cervejarias artesanais é alta e conta com um cenário positivo, no que se refere a reduções de consumo de cervejas industriais, ocasionadas pela Lei Seca e pelo aumento dos preços. O estímulo à comercialização de cervejas artesanais é uma medida de muita importância para o setor e deve ser iniciada através das ações de marketing e da organização da cadeia no que tange canais de venda e distribuição.
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