CADASTRAR

Entrar

Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Enviar mensagem

Adicionar pergunta

Entrar

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Boletim: O mercado de própolis

Boletim: O mercado de própolis

1

De acordo com o Helmuth Wiese, um dos maiores apicultores brasileiros, em seu livro Nova Apicultura, publicado em 1995, a própolis é uma substância resinosa, adesiva, balsâmica, elaborada pelas abelhas a partir da coleta de produtos existentes em botões florais, gemas e em cortes da casca dos vegetais.

No Brasil, a diversidade da flora favorece a existência de diferentes variedades de própolis, oriunda da mistura de várias plantas, o que leva cada região a possuir um produto diferenciado. Atualmente, existem 13 tipos catalogados e descritos na literatura.

As vendas de sprays e extrato de própolis subiram 300% entre abril e julho de 2012. Este período do ano é o principal para a venda de produtos oriundos da apicultura mineira.

Levantamento da Conap mostra que em abril foram vendidas, em média, 2 mil unidades de sprays, enquanto em julho a comercialização chegou a 6 mil frascos. No caso do extrato de própolis, as vendas saltaram dos 1,3 mil frascos em abril para 4,5 mil unidades em julho.

Segundo boletim da Secretaria de Agricultura e do Desenvolvimento, “os itens mais consumidos ao longo do inverno são o mel, própolis e sprays que combinam o mel e a própolis a produtos como o agrião, guaco, menta, gengibre e alecrim”.

 

CASO DE SUCESSO

Apresentado pelo Sebrae de Minas Gerais, um bom exemplo é do apicultor Cezar Ramos Júnior, sócio-diretor da empresa Natucentro, há 26 anos no segmento. Em 1989, em uma feira do segmento no Rio de Janeiro, foi apresentado para ele o interesse do mercado asiático na compra da própolis verde. Em 1995 seu irmão Fernando Ramos se juntou a ele e fundaram a empresa Natucentro em Bambuí – MG, e o principal objetivo da empresa era a exportação da própolis verde, sobretudo para o Japão. Dessa forma, os irmãos buscaram profissionalização e mudaram de uma atividade extrativista para uma atividade moderna.

A história deste apicultor funde-se a história da apicultura na região.

Saiba mais sobre o Mercado de Propolís acessando o Boletim completo aqui: http://www.sebraemercados.com.br/wp-content/uploads/2015/09/2013_08_28_BO_Agosto_Agronegocio_Propolis_pdf.pdf

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosDeixa eu ver qual é