Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a certificação é uma avaliação de produtos, serviços ou processos que são atestados e estão de acordo com as normas, ou mesmo, com programas de avaliação da qualidade. A certificação ainda é considerada como uma prova para clientes e fornecedores de que a fabricação de um produto é controlada. Ou mesmo de que há na empresa ações que garantem condições favoráveis ao trabalho ou que o meio ambiente é respeitado. As empresas reconhecidas mostram a seus clientes que há cuidados de produção e de gestão das atividades. A certificação pode ser compulsória ou voluntária. As certificações são diferenciais para conquistar consumidores externos que buscam a garantia de processos e normas de qualidade dos produtos.
Os processos de certificação de produtos e serviços estão ligados diretamente ao setor de varejo, talvez, mais do que a outros setores. Se por um lado os negócios varejistas optam por aprimorar seus processos e produtos, por outro, o setor precisa estar atento aos produtos vendidos em suas lojas. Muito se diz que os padrões de certificação são para grandes empresas e que passam longe dos pequenos negócios, por serem processos custosos e complicados. Para os empreendedores de pequenos negócios que pensam diferente, a certificação já traz melhorias concretas de aproximação com o mercado.
Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.