Aumento da expectativa de vida, aliado as queda dos índices de natalidade e da mortalidade infantil mudarão o mercado no mundo todo.
Um panorama desse cenário está retratado na Revista Exame (Edição 1053 – Ano 47 – N0 21), no Especial Longevidade. A matéria reuniu pesquisas de institutos e análises de economistas. *
Quando se olha apenas os dados relativos à população brasileira, com 50 anos ou mais, observa-se que:
- Em 2010, esses brasileiros somavam 38 milhões de pessoas e, em 2050, somarão 98 milhões.
- De 2005 a 2011, a presença deles na internet cresceu 222%.
- Atualmente, 84% dos internautas brasileiros com mais de 55 anos estão presentes no Facebook.
- Em 2050 esta faixa etária corresponderá a 42% do contingente populacional.
Se de um lado a população acima de 50 anos vai aumentar, de outro, a população brasileira como um todo vai diminuir. Assim demonstra artigo publicado no Laboratório de Demografia e Estudos Populacionais, da Universidade Federal do Rio de Janeiro:
Projeção de crescimento por segmento
Segundo o especial da Revista Exame, o varejo já vivencia o crescimento do boom demográfico das pessoas acima de 50 anos. Além disso, as projeções indicam que nos próximos cinco anos esse público incrementará o consumo atual em 7 de 8 segmentos pesquisados. Veja os índices por segmento, comparando 2013 a 2017:
No contexto de negócios, estes dados se reportam tanto à indústria quanto ao varejo de bens e têm também um forte apelo para o varejo de serviços, no qual pequenos negócios podem investir na instituição de negócios que ofereçam atividades de lazer e entretenimento, saúde e bem estar – por exemplo.
Quer abrir um negócio?
O Sebrae apoia empreendedores que queiram iniciar seus por meio de soluções desenvolvidas que ajudam a identificar uma ideia de negócio, examinar o mercado, escolher a futura localização, fazer um plano de negócio, analisar viabilidade econômico-financeira, decidir fonte de recursos e legalizar a empresa.
Saiba mais acessando o link: http://www.sebrae.com.br
* Geomarketing Escopo, a Consultoria Nielsen, ComScore, Prof do Insper Ricardo Brito, entre outros.