O mercado das micro e pequenas empresas no mundo cresce em ritmo acelerado. Para se ter uma ideia de sua importância, nos Estados Unidos elas são responsáveis por 50% do PIB nacional, na China por 60% e no Brasil já chegaram à casa dos 21%, afirma Augusto Athayde, Assessor de Mercado do Banco do Brasil.
Ainda dentro deste cenário é possível mensurar que de todas as empresas abertas no país, 99% são MPE que juntas empregam 52% dos colaboradores formais brasileiros. Números que despertam o empresário para o desenvolvimento do mercado, da concorrência e consequentemente da sua necessidade de crescimento.
Para crescer é preciso investir. No boletim Ampliando as possibilidades para se tornar um fornecedor do governo (clique sobre o nome), você tem dicas para analisar de forma objetiva se há ou não a necessidade de se pegar um empréstimo para custear esse crescimento. Uma vez decidido pelo “sim”, existem diversas instituições financeiras dispostas a oferecer linhas de crédito na medida para cada micro ou pequeno empresário.
O Banco do Brasil é um desses agentes. Como diferencial o BB oferece o Portal MPE com canais específicos para o empresário e plataformas que contam com a mobilidade através de Ipads, Iphones, Smartphones com Android e outros. Esse portal tem como característica:
- Conteúdo desenvolvido exclusivamente para Micro e Pequenas Empresas;
- Ambiente interativo, com disponibilização de simuladores de empréstimos, índices e cotações;
- Disponibilização de material informativo e de capacitação empresarial.
O BB oferece linhas de crédito especializadas em “Investimentos” como: Finame Empresarial, FAT Turismo, Cartão BNDES e Proger. E em “Capital de Giro”, com o: BNDES Capital de Giro Progeren, BB Giro Décimo Terceiro Salário, BB Giro Empresa Flex, Ourocard Empresarial, dentre outros.
BB Giro Flex Fornecedor
Para os empresários que já possuem negócios com o governo, vale destacar o BB Giro Flex Fornecedor, crédito para os fornecedores de entes públicos. É linha de crédito para apoiar o fluxo de caixa da sua empresa. Podem ser antecipados os créditos oriundos de contratos de fornecimento de bens e/ou serviços a entes públicos conveniados com o Banco do Brasil. As principais vantagens são:
- Liberações diretamente na conta corrente da sua empresa;
- Pagamento em até 24 meses, observado o fluxo de pagamentos estabelecido;
- Antecipação de até 100% do valor do fornecimento e/ou do serviço prestado;
- Não necessita de garantias adicionais: a garantia é a cessão dos créditos a receber do ente público.
Importante! As taxas variam a partir de 1,2% a.m., conforme relacionamento e prazo da operação.
Conheça os Entes Públicos Conveniados (clique sobre o nome).
Outras informações sobre Finanças e agentes financeiros, confira em: http://www.sebraefinancas.com.br/.
Saiba mais fazendo download da apresentação do Banco do Brasil na página do Fomenta, evento que divulga oportunidade em compras públicas, acesse aqui: http://www.fomentanacionalsebrae.com.br/downloads.
Fonte: Banco do Brasil