Suinocultura, criação de peixes e produção de ovos são alguns segmentos de pequenos negócios que podem se beneficiar com os megaeventos esportivos que o Brasil sediará até 2016.
Grande parte dos turistas esperados para os megaeventos esportivos é oriunda de países onde o ovo é ingrediente tradicional do cardápio cotidiano, e espera-se uma busca significativa por este alimento na rede gastronômica durante os eventos.
Já os embutidos, defumados e outros derivados da carne suína também são opção atrativa, mesmo na produção artesanal, com os alimentos fabricados em menor quantidade e o fabricante mais próximo do consumidor final: situação em que é possível obter produtos mais naturais e com menor quantidade de aditivos químicos, muito procurados e mais valorizados pelos consumidores.
O cenário não é diferente quando analisamos a cadeia produtiva de pescados. O que se pode observar é que existem muitas oportunidades para quem pretende trabalhar nesta cadeia, que quando desenvolvida corretamente, é uma atividade aliada à sustentabilidade. Além disso, o aumento de consumo per capita no Brasil apresentado nos últimos anos (6,66 quilos em 2005 para 9,75 quilos em 2010, segundo dados do Ministério da Pesca e Aquicultura), impulsionado pela maior disponibilidade do produto, pelo incremento da gastronomia associada a pescados e pelo aumento da renda da população, motiva a oferta, podendo-se atingir uma economia de escala como ocorreu com o frango no Brasil, gerando inúmeras outras oportunidades.
Aproveite as oportunidades que os megaeventos podem proporcionar ao seu pequeno negócio!
Fornecendo aos megaeventos
O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 vai oferecer aos pequenos negócios de vários segmentos a possibilidade de fornecer produtos para estes megaeventos. Empreendedores que atuam no segmento de moda podem participar fornecendo uniformes, acessórios, entre outros produtos.
Para participar siga as seguintes etapas de acordo com o Portal Rio 2016.