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A oratória pode impactar no resultado de vendas

A oratória pode impactar no resultado de vendas

Quando se pensa em oratória, se pensa em pessoas que precisam falar em público, fazer discursos e alcançar um grande número de pessoas. No entanto, a oratória pode ajudar muitos outros profissionais, como quem trabalha com vendas e precisa passar credibilidade e convencer sobre a compra.

A oratória é uma habilidade essencial para persuadir os clientes. Assim, os profissionais que dominam a oratória podem ter resultados mais satisfatórios. Muitos já ouviram falar no pitch de elevador, que é aquele discurso breve para apresentar um serviço ou produto.

A estratégia é entregar um discurso rápido que, ainda assim, seja efetivo. Para tanto, é preciso saber se expressar com clareza e exatidão. O programa Shark Tank apresenta discursos breves, e é possível ver quão necessária se faz a oratória para ser convincente.

Há uma série de técnicas que podem ajudar, como organizar e planejar o que se quer falar. Dá até para treinar na frente do espelho e ver quais gestos faz em combinação com a fala. A postura corporal é tão importante quanto o que se fala. O tom de voz é fundamental, assim como a dicção. O ritmo da fala também precisa ser adequado – não muito rápido nem muito lento.

Aprimorar o idioma com aulas de português online pode auxiliar no marketing pessoal e na oratória. Um conhecimento mais avançado da língua pode gerar mais confiança na hora de falar e também persuadir de uma forma mais efetiva. A escolha das palavras e um vocabulário preciso podem ajudar na venda.

Na hora do discurso, é preciso respirar. Alguns exercícios de respiração podem ajudar a não ficar ofegante na hora de falar e ter o entendimento do conteúdo comprometido dessa forma. Treinar bastante o texto também traz confiança e calma quando for entregar o discurso. Não é preciso decorar o texto ao pé da letra, pois assim também fica artificial. Mas usar as próprias palavras e ter a sequência em mente para ajudar na entrega do mesmo.

É necessário evitar vícios de linguagem como “né” ou “tipo”. Para se observar, dá para se gravar falando e anotar as ocasiões que tenta preencher o vazio com palavras assim. É um exercício de se perceber e trabalhar para que, em vez de usar vícios de linguagem, use pausas, por exemplo.

Outra estratégia é usar storytelling – quer dizer, contar uma história. As pessoas gostam de ouvir histórias, e um enredo convincente pode ser uma boa tática para persuadir o cliente. Também é possível interagir com o cliente para engajá-lo, como pedir a opinião ou fazer perguntas.

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