Criar um site para empresas se tornou um dos pré-requisitos se deseja o reconhecimento no mercado, uma vez que as pessoas passam a maior parte do tempo conectada à internet em busca de produtos e serviços. Pronto para planejar? Chegou a hora de conhecer as melhores estratégias de marketing para micro e pequenas empresas e selecionar aquelas que mais combinam com os seus objetivos.
Por que o Marketing é tão importante para o sucesso das empresas?
As estratégias de marketing são essenciais para atingir o público-alvo, estabelecer uma posição no mercado e tornar sua marca conhecida. Com o grande potencial de vendas pela internet, o número de pessoas que buscam comprar ou adquirir serviços on-line é enorme.
Quando contratamos uma agência digital para criação de sites de empresas, estamos dando um passo para o sucesso, pois manter a presença web será um dos fatores principais para aumentar o lucro e credibilidade de sua marca.
Melhores estratégias de marketing
Confiram a seguir as 5 melhores estratégias de marketing para pequenas empresas:
- Fixação de marca
Você quer estar no topo da mente do seu consumidor? Aquele perfil de cliente definido como o alvo deve ter na sua empresa uma escolha óbvia quando uma necessidade de consumo surgir. E aí, ele precisa estabelecer um link, um vínculo imediato com a sua marca.
Não raro, o consumidor irá puxar por sua memória visual. Então, o que você pode fazer para que a lembrança seja pelo seu estabelecimento?
Investimentos em comunicação visual podem ser interessantes, com uma proposta bem elaborada e marcante, que tenha realmente a cara da empresa e sirva como isca, conquistando a atenção daquele que você definiu como o “peixe” a ser fisgado.
Mas não se esqueça que uma decoração interior, como uma vitrine temática, exige pouco investimento e muita criatividade, especialmente no varejo. Ser reconhecida como a loja que conquista pela vitrine não é nada ruim.
- Apoio à venda
O que você oferece como diferencial e que valor agrega ao cliente? Essas são informações que precisam chegar ao conhecimento do seu público-alvo, pois servem como suporte para a atração de potenciais clientes e, quem sabe, futuras vendas.
Para essa estratégia, você precisa definir de que forma o seu cliente ideal pode e deve ser acessado. Se ele está circulando nas ruas, por exemplo, um folder ou panfleto pode funcionar bem. Essas mídias, apesar de antigas com relação à internet, não estão ultrapassadas e ainda são muito úteis, como no comércio varejista e na prestação de serviços.
- Marketing cooperado
Um empreendedor de pequeno porte precisa agir com inteligência. Nem toda estratégia de marketing exige um investimento financeiro significativo. Uma boa ideia é apostar em parcerias com concorrentes indiretos, ou seja, que não exercem a mesma atividade, mas disputam o mesmo cliente que você.
São exemplos os estabelecimentos “genéricos”, voltados a todo o tipo de público, como padarias, farmácias, restaurantes e bancas de jornal. Um trabalho de marketing cooperado, que resulte na exposição da sua marca em outro estabelecimento, e vice-versa, tende a ser eficaz, especialmente se o seu raio de atuação não for muito extenso.
Por vezes, a simples presença do seu cartão de visitas em um desses locais já tem um efeito de divulgação importante, com potencial de gerar vendas.
- Micromarketing
Ainda que a sua empresa atue em âmbito nacional, nem sempre uma estratégia de macromarketing vai se revelar efetiva. Afinal, fica difícil passar uma mensagem única que desperte o mesmo nível de identificação de Norte a Sul do país.
Uma estratégia de marketing mais comunitária, que passa por conhecer em detalhes o cliente mais próximo de você e buscar o seu envolvimento, tem certamente maior chance de sucesso.
O conceito de marketing cooperado, sobre o qual acabamos de falar, é um exemplo de ação de micromarketing. Mas você pode ir além e propor desde uma publicidade segmentada e direcionada a esse público como também pensar em promoções com esse enfoque, tanto nos preços quanto nos produtos disponibilizados.
Para dar certo, prioritariamente, pense em agregar valor ao seu cliente.
- Marketing digital
O marketing digital quase dispensa comentários, tanto pela evidência que vem adquirindo como principal estratégia de divulgação empresarial, quanto pela quantidade e qualidade de suas ferramentas. Um site, um blog, e-mail marketing e redes sociais são alguns dos instrumentos utilizados para gerar tráfego, atrair clientes e fomentar as vendas.
Mas o que talvez você não tenha percebido é a possibilidade de aplicações do marketing digital dentro de outras estratégias. No apoio à venda, por exemplo, o e-mail é quase como um folder digital. Já para o marketing cooperado, as redes sociais são um canal moderno e capaz de promover uma troca que agrade aos dois lados da parceria.
Gostaria de deixar minha contribuição e inserir uma outra estratégia, se é que posso assim chamar.
A estratégia do “bom serviço prestado”
O que eu tenho reparado em alguns segmentos é que existe uma força gigante em torno do buscar novos clientes através de muitas estratégias. Em alguns setores, estratégias até agressivas demais.
Pois bem, o cliente de alguma maneira foi captado. Comprou o serviço mas a partir desse momento ele já não passa a ser tão bem tratado como deveria. E o que seria esse tratamento? No meu entendimento, a entrega do bom serviço!
É perceptível que muitas empresas ao invés de prestarem um bom serviço para fidelizar o cliente, acabam por não o fazer. Isso resulta em dois problemas no meu ver:
1- o mais grave é a insatisfação do cliente, e isso vai custar caro para a empresa e
2-vai ter que desprender mais dinheiro em estratégias de marketing para atrair novos clientes.
Esse ciclo passa a ser recorrente. Essa recorrência pode acabar colocando a empresa em apuros, tanto pelo desgaste da imagem quanto pelo financeiro.
Espero ter contribuído.