O sucesso de qualquer empresa depende de várias decisões que o empreendedor deverá tomar antes de abrir as portas para os clientes. O plano de negócio é um estudo que reúne informações sobre as características, condições e necessidades do futuro empreendimento. Ele apresenta análises da potencialidade e da viabilidade do negócio e facilita sua implantação, no que se refere aos aspectos mercadológico, técnico, financeiro, jurídico e organizacional.
Para gerir o negócio, o empreendedor deve conhecer a atividade, a propriedade rural, quanto as suas potencialidades e limitações, e o mercado que deseja atender. Para conhecer o mercado e mensurar a aceitação de seus produtos, o produtor deverá elaborar uma pesquisa de mercado, que torna possível avaliar as oportunidades e riscos que a atividade escolhida oferece.
É importante destacar que a horticultura tem características próprias e depende de fatores diversos, que, muitas vezes, não podem ser controlados pelo empreendedor. Entre eles, destacam-se:
1) Clima: condiciona a maioria das explorações agropecuárias.
2) Condições biológicas: o ciclo biológico determina a inversibilidade do ciclo produtivo e limita a adoção de recursos que acelerem a produção, como por exemplo, um terceiro turno de trabalho.
3) Sazonalidade de produção: as condições biológicas e climáticas determinam épocas em que ocorrem o excesso e a falta de produtos.
4) Tempo de produção maior que o tempo de trabalho: o processo produtivo acontece, em determinadas fases, independente da existência de trabalho.
5) Terra como participante da produção: deve-se conhecer os aspectos físicos, químicos, biológicos e topográficos do solo.
6) Trabalho disperso e ao ar livre: tarefas são executadas distantes umas das outras e independentes entre si, exigindo controle e planejamento.
7) Incidência de riscos: a atividade pode ser afetada pelo clima, ataque de pragas e doenças e pelas flutuações de preços do produto.
8) Sistema de competição econômica: a entrada ou a saída de produtores no negócio pouco afeta a oferta total.
9) Produtos não uniformes: há dificuldade em uniformizar o produto, acarretando custos adicionais de classificação e padronização.
10) Alto custo para entrada e saída do negócio: algumas atividades exigem investimentos em benfeitorias e máquinas, o que implica risco maior no curto prazo.
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