A carcinicultura é uma das atividades mais rentáveis do agronegócio. Além disso, a criação de camarões apresenta duas características notáveis:
- Ser uma produção do setor primário que não depende de chuvas e
- Gerar emprego permanente para trabalhadores rurais das pequenas comunidades costeiras.
Dentre os crustáceos, os camarões destacam-se não só pelo valor nutritivo que possuem, mas por ser uma iguaria fina, consumida em larga escala, principalmente entre as nações mais desenvolvidas.
Se você está buscando informações, pensando em atuar neste ramo de negócio, saiba que os principais clientes dos produtos oriundos da carcinicultura são:
- Consumidores individuais, que adquirem diretamente do produtor;
- Comerciantes, proprietários de bancas em feiras livres ou de peixarias;
- Empresários supermercadistas;
- Empresas prestadoras de serviços que industrializam os camarões;
- Estabelecimentos de serviços como restaurantes, bares, hotéis, casas de festas, entre outros.
Para pequenos produtores, o negócio de criação de camarões se evidencia também como uma oportunidade para a formação de cooperativas. Especialmente para aqueles que almejam o mercado externo.
Segundo a publicação Ideias de Negócios para 2014 – Criação de Camarão – poucas empresas de beneficiamento possuem certificados do Serviço de Inspeção Federal (SIF) e do Hazard Analysis and Critical Control Point (HACCAP), em português denominado de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), que são elementos obrigatórios para a autorização direta para exportação. A busca pela certificação pode, portanto, garantir o elemento de diferenciação e assegurar participação na rota de negócios com outros países.
Impulso ao consumo interno
O fato é que o camarão é um produto que tem um mercado crescente. No mercado interno, as empresas do setor podem se beneficiar das oportunidades impulsionadas pelos megaeventos esportivos que estão sendo organizados no Brasil. Ocasião em que poderão ser contratadas por outras empresas (hotéis, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais, por exemplo) para fornecimento de produtos, sejam eles in natura ou já beneficiados.
Por todos esse motivo, o Sebrae elaborou a publicação Ideias de Negócios para 2014 – Criação de Camarão.
O material não substitui a necessidade de elaboração de um Plano de Negócio. Mas as informações nele contidas fazem parte de pesquisas e entrevistas com especialistas e empreendedores e oferecem uma visão estratégica da atividade, contribuindo com informações a quem pretende ingressar neste ramo de negócio.
Acesse a mesma, clicando aqui e obtenha informações sobre mercado, canais de comercialização, pessoal, tecnologia, equipamentos, capital de giro, fonte de recursos e muito mais.