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Como usar novas mídias para vender mais? (Intercon parte 1)

Nos dias 19 e 20 de novembro foi realizado em São Paulo o evento Intercon 2010, que se dedicou a tratar de inovação e o futuro da internet, se propondo a reunir os melhores profissionais da área. E o que isso tem a ver com o seu negócio? Tudo!

Temos de reconhecer a mudança nos aspectos do comportamento social de todos os consumidores e nos adaptarmos a essa tendência. Nunca me deparei tão claramente com o que sempre estudei em sociologia, afinal, uma sociedade não é estática. Eu mesma, apesar de estar em idade de jovem, muitas vezes reflito sobre a necessidade de participação nas novas redes sociais. E a minha conclusão com o evento é de que sou um dinossauro, apesar de ter meu smartphone e adorar tecnologia.

Se sua empresa se vê como satisfeita com suas formas de comunicação, abra sua mente para a adaptação! A rede torna as formas de divulgação mais democráticas, não é mais necessário investir milhares de reais para uma propaganda na TV ou nos jornais. É com a internet que é possível pessoas comuns se tornarem celebridades com vídeos caseiros, ou mesmo charges produzidas e divulgadas de casa. Afinal, quem não conheceu o David após ir ao dentista?

E por que sua empresa não aproveita essas oportunidades? Pois conclui que, independentemente das evoluções e novas formas de comunicação social que apareçam, se não nos adaptarmos a chance de sucesso será reduzida exponencialmente! As pessoas mais maduras que não passaram sua adolescência ou fase adulta com a experiência de ter um computador podem resmungar, mas o fato é que jovens de até 30 anos se comunicam de forma diferente. Não podemos deixar de acreditar nessa mudança nas novas gerações quando percebemos sua desenvoltura, em nossas próprias famílias, com toda a tecnologia ao redor. Afinal, quase um terço da população mundial tem até 15 anos!

A forma de comunicação que você conhece será diferente, mas sempre haverá a mesma base: a comunicação entre pessoas e a necessidade de viver socialmente. Todas essas pessoas são os seus consumidores e mesmo que você venda um produto direcionado para adultos e idosos lembre-se de que os cursos de computação estão cada vez mais cheios de idosos ávidos por conhecer novas formas de se comunicar. Além disso, os jovens de hoje são seu público de amanhã. Caso você tenha um negócio voltado a jovens e crianças sugiro que comece a refletir sobre a necessidade de mudar radicalmente hoje!!!

Além da possibilidade de reduzir os gastos com a divulgação de seu negócio, as novas formas de interação com os seus consumidores são necessárias. Hoje os negócios podem não se reduzir ao horário comercial praticado por sua empresa. Ela pode estar numa vitrine potencialmente vista mundialmente 24 horas por dia, 7 dias por semana. Seus clientes podem te acompanhar com alguns toques no celular; até mesmo a classe C!

Assim, vamos explorar nos próximos dias alguns dos temas discutidos no Intercon com base nas palestras e na minha leitura de volta para casa – e que fechou com chave de ouro a imersão no tema: Futuretainment, de Mike Walsh. Assim, publicaremos mais alguns posts porque o evento rendeu muitas reflexões que compartilharemos com vocês. Amanhã publicaremos o post “Como será o consumo com as novas tecnologias e mídias sociais?” e ainda exploraremos o e-commerce e as compras coletivas.

Vou indo para poder criar minhas contas no Twitter, Facebook, Foursquare…

Luciana Pecegueiro Furtado, da Unidade de Acesso a Mercados do SEBRAE.

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