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Importância do Planejamento para 2023, 10% das empresas contam com um plano

Importância do Planejamento para 2023, 10% das empresas contam com um plano

Comece o ano organizado: Como criar um planejamento de marketing efetivo

Entenda a importância dos sistemas, como CRM, para começar o ano com organização na sua área de marketing

Para os gestores e executivos de empresas, os meses finais do ano são marcados por minuciosas análises de resultados e projeções para o próximo ano. No entanto, dados do Sebrae mostram que apenas 10% das empresas contam com um planejamento estratégico. Em um geral, o objetivo dessas projeções é ter um resultado anual melhor ou mais eficiente que o anterior.

No momento inicial dos planejamentos anuais de marketing para a empresa, é preciso ter em mente que esse é um processo que exige tempo e paciência. Para conseguir os dados mais precisos, ter as ferramentas certas e funcionais, é essencial. Dessa forma, as projeções serão mais assertivas e possíveis para a realidade do cenário de sua companhia.

O planejamento de marketing é uma estruturação de campanhas e ações voltadas aos clientes e stakeholders, visando nas principais necessidades e sazonalidades. “Para planejar estrategicamente ações assertivas para seu público, é importante saber quem é e quais são as necessidades dos seus principais clusters”, esclarece Diego Bañuelos, CEO do sistema de CRM Upnify.

Isso porque, as ações de marketing que são pensadas diretamente tem uma maior taxa de conversão. Segundo dados da Wis Consultoria, os índices de conversão podem dobrar de 1,7% para 3,4% com comunicações personalizadas. Por isso, essa é uma das ações que não é recomendado negligenciar no plano anual.

Entre as ferramentas que são fontes das análises de conclusão de ano está o CRM. O sistema de gestão de relacionamento com os clientes oferece dados valiosos para planejar como será a área de marketing. Afinal, com ele conseguimos entender quais foram as campanhas com maior taxa de abertura e conversão, quem são os novos clientes e qual é o comportamento do seu cliente em relação ao seu produto.

“O CRM registra todas as interações da empresa com o cliente, desde os e-mails marketing a pop-ups no site.”, comenta Bañuelos. “A estratégia de marketing, consequentemente, é muito influenciado pelos dados gerados pelo sistema de CRM”, conclui.

Segundo o CEO do sistema Upnify, conhecer a fundo seus cliente e quais são suas preferências de compra, ou os momentos em que eles estão mais propensos a comprar, ajuda a montar o calendário sazonal que citamos a cima. Pensando nisso, se pode criar campanhas que vão além de datas especiais mais que irão atingir seu consumidor no momento propício a ele.

Além de analisar os dados de comportamento e jornada do seu cliente, medir o valor de faturamento gerado em campanhas de marketing é importante. Unido ao que conseguimos entender com os dados de Customer Relationship Management, o planejamento de marketing será mais eficaz para o seu ano seguinte.

Sem um planejamento de marketing estruturado, se torna um desafio a geração de verba para projetos de marketing especiais, além de captar recursos para novos produtos e gestão de equipe. Além disso, a análise de KPIs e OKRs do ano ajuda a entender o que tem dado certo e o que precisa ser reavaliado, para assim, evitar desperdício de tempo e verba.

AG SEO

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