As vendas fazem parte do coração de uma empresa, é a parte fundamental, que mantém a corporação viva, portanto é importante fazer o uso de ferramentas que ajudem no planejamento e processo de vendas.
Por que algumas empresas ainda não tem seus esforços focados na jornada do consumidor e no relacionamento com o cliente?
Pode parecer um pouco óbvio lendo dessa forma, porém é justamente isso que muitas empresas negligenciam.
O CRM, software que faz a gestão do relacionamento com clientes, é primordial para ter um relacionamento com seu cliente e aumentar suas vendas.
Hoje em dia é muito comum, e até esperado, que muitos clientes utilizem os canais online de comunicação, seja nas redes sociais, no atendimento online do site, por e-mail, whatsapp, entre outros, para iniciar o processo de compra.
Cada vez mais as estratégias de marketing e vendas são voltadas na atração e captação de clientes nos canais de comunicação online.
Mas com tantos canais de comunicação, com tantas informações vindo de multicanais, as empresas que não estão preparadas e organizadas acabam vendo seus esforços iniciais tornando-se em verdadeiro pesadelo.
A equipe de vendas pode se sentir desmotivada por não ter um gerenciamento em tempo real, com um sistema operacional que entregue uma análise de fácil entendimento e que mostre onde seus esforços estão de fato gerando resultados.
Veja alguns tópicos que é muito comum e recorrente:
- A confusão sobre a origem dos clientes;
- A dificuldade em filtrar as informações de uma forma ágil;
- Acessar dados mais claros e assertivos;
- O histórico do cliente;
- O processo que o cliente percorreu até a decisão da compra;
- Pendências.
Tudo isso dificulta na hora de analisar os dados para a tomada de decisões que aumentam as vendas, para filtrar onde o investimento está de fato sendo convertido em cliente e a manutenção desse relacionamento após a conversão.
Como aumentar as vendas através do relacionamento com o cliente?
Como melhorar a parte organizacional da sua empresa e também a produtividade através dessas ferramentas?
É isso que você vai conferir agora.
Tenha um processo de vendas organizado
Você já deve ter ouvido aquela famosa frase do Livro Alice no país das maravilhas:
“Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve!”
Alice pergunta ao Gato Cheshire… “Pode me dizer qual o caminho que eu devo tomar?”
Isso depende muito do lugar para onde você quer ir — disse o Gato.
Eu não sei para onde ir! — disse Alice.
Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.
(Alice no País das Maravilhas — Lewis Carroll)
E é mais ou menos isso que acontece quando o processo de vendas não está estruturado.
Organizar o processo de vendas, entender esse ciclo de vendas é algo extremamente importante para que a efetividade da equipe esteja garantida.
Defina:
- As etapas do processo de vendas;
- O relacionamento com o cliente;
- Pense na jornada de compra. Trace toda a jornada do seu cliente.
Inclusive, coloque-se no lugar do seu cliente, a empatia com o cliente é um excelente filtro para melhorar os processos de atendimento.
Agilidade e assertividade ao passar informações, divulgar promoções, produtos, saber com qual público está comunicando.
A partir dessas etapas, é preciso documentar um processo de abordagem e ação da equipe de vendas que ficará responsável por essa parte, com tarefas específicas.
Ser capaz de criar e manter um processo comercial bem organizado, uma estratégia de vendas bem documentada pode impactar de forma totalmente positiva a produtividade da empresa e os resultados das vendas.
Defina quais são as prioridades em seu sistema CRM
Organizar as tarefas e os dados é um processo que pode ser complexo em qualquer gestão empresarial.
Entretanto, pode se tornar altamente eficiente quando você consegue estabelecer quais tarefas são a prioridade, contribuindo para a definição de um fluxo de trabalho muito mais consistente e organizado.
Priorizando as tarefas, sua equipe saberá exatamente onde está havendo falhas, em qual canal deverá colocar mais esforços e o que será preciso passar por ajustes, garantindo maior eficiência e produtividade.
Estabeleça prazos para que as atividades sejam realizadas
Depois de garantir o processo de vendas e fazer a segmentação das prioridades, é preciso criar um cronograma com prazos exatos para a conclusão de cada fase do processo.
Um exemplo da jornada do cliente
- A primeira abordagem ao lead que veio da rede social x, dois dias após conversão;
- Agendamento de apresentação de proposta – até 7 dias após o primeiro contato;
- Follow-up – até 3 dias após o envio da proposta.
O objetivo é que vocês definam os melhores prazos que atendam às necessidades do prospect e que mantenham a agenda de tarefas organizada, de acordo com o nicho do negócio, as soluções que devem ser apresentadas e o mercado de vocês.
Reuniões periódicas para planejamento e follow-up de vendas
As reuniões são fundamentais em todo esse processo, até porque são elas que podem ajudar a definir ou a comunicar para o restante da equipe quais serão as prioridades e o cronograma passo a passo.
O ideal é que sejam realizadas todo início de semana.
Use o CRM para organizar o processo de vendas da sua empresa
É claro que essas dicas são importantes, mas se não houver uma ferramenta que ajude a colocar tudo isso em prática, elas não valem tanto assim. É por isso que falamos do CRM.
Um CRM é um sistema que tem como principal objetivo ajudar a sua empresa a manter todo o processo de vendas muito mais automatizado e eficiente.
Além disso, ele permite que todas as tarefas sejam registradas e os dados armazenados da forma correta, com a emissão de relatórios e estatísticas.
A ferramenta CRM contribui muito para a otimização do departamento.
A empresa que faz o uso do CRM para gerir as vendas consegue organizar de forma muito mais eficaz todo o departamento, ajudando no fechamento de vendas.
Veja algumas situações onde o CRM pode ser muito útil:
- Registro de informações do prospect, como: contatos, histórico, cadastrados, informações colhidas na pesquisa e etc;
- Definição das etapas do processo de vendas;
- Agendamento de atividades em cada fase do processo;
- Análise e acompanhamento da evolução do prospect de acordo com o funil de vendas;
- Registros de conversas e contatos realizados;
- Emissão de relatórios e etc.
Dessa forma, o CRM se torna uma ferramenta extremamente inteligente e capaz de otimizar todo o trabalho e manter a equipe focada no que é primordial, sem que seja preciso perder tempo com partes complexas e que antes eram totalmente manuais.
Quanto maior o número de contatos realizados, reuniões, propostas e follow-ups, maiores são as vendas.
Nosso CRM conta com atendimento personalizado
Cada empresa e nicho tem suas particularidades e necessidades.
É por isso que a mesma ferramenta de CRM sem uma personalização para cada tipo de negócio não terá o mesmo efeito de sucesso.
Na UPNIFY o contato é direto com o cliente, analisando as melhores formas de automatizar os processos de cada cliente, cada equipe e departamento.
Se cada cliente e sua forma de trabalhar é única, o esperado é que o CRM seja personalizado para cada empresa.
É por isso que o CRM da Upnify tem um atendimento personalizado, adequando a ferramenta as verdadeiras necessidades do cliente.
Com a Upnify você assume o controle das suas vendas, tem acesso a relatórios detalhados, agendas, lembretes, modelos de e-mails, automatização de e-mails, cotações e tudo personalizado ao seu negócio.
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