Os danos econômicos causados pela pandemia no Brasil são imensuráveis, sem falar nas vidas que infelizmente forma ceifadas.
Diversos setores foram atingidos em cheio, enquanto outros cresceram exponencialmente, como é o caso do setor de tecnologia e comercio eletrônico.
Hoje iremos falar sobre as atividades econômicas que mais foram impactadas pela pandemia coronavirus, segundo o ministério da economia.
As 10 atividades econômicas mais impactadas pela pandemia:
- Atividades artísticas, criativas e de espetáculos: Este tipo de atividade foi um dos mais impactados pela pandemia covid. Com o distanciamento social e a necessidade de ficar em casa as pessoas quase que pararam de consumir conteúdos de entretenimento fora de casa. Sendo assim os profissionais do ramo artístico, que trabalham com espetáculos e eventos sofreram bastante.
- Transporte aéreo: O distanciamento social também fez com que as pessoas praticamente parassem de viajar. Primeiro por conta da necessidade de distanciamento social, segundo por que muitas companhias tiveram que parar suas atividades. Este foi outro setor que sentiu em cheio o impacto da pandemia. Empresas como Gol e Azul, viram suas açoes despencarem.
- Transporte ferroviário e metroferroviário de passageiros: Assim como o transporte aéreo citado acima, o transporte ferroviário e metroviário também foi abalado pela pandemia do coronavirus. Os profissionais desta área também tiveram que interromper suas atividades seguindo as normas de quarentena estabelecidas.
- Transporte interestadual e intermunicipal de passageiros: A pandemia fez com as pessoas viajassem bem menos. Sendo assim a utilização deste tipo de serviço de transporte interestadual e intermunicipal também foi altamente afetada devido a diminuição da circulação, além claro das medidas estabelecidas pela OMS.
- Transporte público urbano: No transporte público urbano o fluxo também diminuiu consideravelmente, porém nas capitais, como São Paulo, em que alguns serviços são essenciais, como Saúde e alimentação ainda sim houveram pessoas com necessidade de utilizar o transporte público segundo a SP Trans.
- Serviços de alojamento: A necessidade de ficar em casa e se distanciar fez com que a utilização de serviços de alojamento diminuísse consideravelmente. Este setor foi outro que sofreu bastante com o impacto do cornavirus na sociedade.
- Serviços de alimentação: Estabelecimentos como restaurantes e bares foram impactados diretamente com as politicas de Fique em casa e distânciamento social. Dentro destes setores a informalidade ainda é grande, sendo assim muita gente foi impactada e ficou fora das estatísticas.
- Fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias: As fabricas também pararam, reduzindo a quantidade de funcionários e produção. A pandemia fez com que grandes industrias como Ford, fabricante de automóveis e Braskem, fornecedora de polímeros para fabricas de filme stretch, diminuíssem suas atividades consideravelmente.
- Fabricação de calçados e artefatos de couro: As fabricas de calçados, assim como as de automotores também sofreu bastante os impactos da pandemia no brasil. Porém ainda sim o consumo deste tipo de material continua, o que é uma esperança de recuperação.
- Comércio de veículos, peças e motocicletas: A comercialização de veículos foi outro setor que viu seus números descaírem por conta da pandemia no Brasil. A insegurança dos consumidores neste momento fez com que os veículos ficassem em segundo plano na hora das compras.