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5 passos para vender mais e melhor

5 passos para vender mais e melhor

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No post de hoje, vamos direto ao assunto! Confira cinco ações que podem fazer a sua loja vender mais e melhor:

1) Quando o cliente entra na loja (abordagem)
A parte crítica da venda são os primeiros 30 segundos. Durante a abordagem, o vendedor tem dois objetivos importantes: conseguir a atenção favorável do cliente; e estimular seu interesse positivo. Por isso, é importante seguir três procedimentos:

  • Cumprimente e diga o seu nome.
  • Deixe o cliente olhar à vontade.
  • Se ele realmente estiver interessado, irá lhe procurar.

2) Apresentando o produto
Neste ponto da venda, o importante é fazer o cliente participar da apresentação. Por isso, faça o cliente pegar o produto, manuseá-lo e experimentá-lo. Com ele participando, a apresentação fica mais fácil.

Outra dica é conquistar pequenas concordâncias do cliente. No final, com tantas concordâncias, ficará difícil para o cliente fugir do tão esperado “sim”.

3) Quebre o paradigma do preço
Os clientes buscam o menor preço, por isso, é importante quebrar este paradigma. Adote a seguinte estratégia: nunca informe o preço de supetão. Fale dos benefícios antes, diga o preço e depois finalize com mais benefícios.

4) Como lidar com as objeções
Em regra, as objeções podem ser agrupadas em sete categorias:

  • Qualidade.
  • Preço.
  • Competidores.
  • Eficiência.
  • Durabilidade.
  • Serviços.
  • Pós-venda e garantias.

O mais importante é nunca responder a uma objeção sem saber em qual ou quais das categorias ela se encaixa.

5) Fechando a venda
A melhor maneira para fechar a venda é não esperar muito, não prolongar muito a demonstração sem motivo. Fique ligado para algumas deixas que sinalizam o interesse pelos produtos:

  • “Quando eu vou receber a mercadoria?”
  • “Quando devo pagar?”

Quando isto acontecer, o vendedor deve fechar a venda. Confira, alguns métodos básicos para fechar a venda:

  • Fechamento assumido: usando a palavra-chave “Quando”. Ex.: “Quando você quer receber a geladeira?”
  • Tentativa de fechamento: usando um teste de como o cliente está reagindo à sua proposta. Ex.: “Concordamos que a camisa ficou ótima. Posso mandar para o pacote?”
  • Fechamento alternativo: convidando o cliente a tomar uma decisão. Ex.: “Então, concorda que é um bom negócio….”
  • Fechamento com ação: solicitando ao cliente que lhe dê o pedido. Ex.: “Então está tudo certo. Acompanhe-me até o caixa.”
  • Fechamento no resumo: o vendedor lista os itens da compra e pede ao cliente para verificá-los. Ex.: “1 camisa, 3 pares de meia, 1 calça jeans, 2 camisetas… Por favor verifique a lista e
    dê o seu OK.”
  • Fechamento com incentivo: oferta de um estímulo. Ex.: “Um desconto por um período de tempo. A virada da tabela.”

Fonte: cartilha Venda Melhor Dia dos Pais, do Sebrae SP.

Edição: Fernanda Peregrino, da FC Comunicação.

Imagem: Public Domain/Pixabay

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