As empresas brasileira perdem milhões de reais por ano devido ao mau atendimento ao cliente. Isso por si só deve ser suficiente para encorajá-lo a melhorar a experiência dos seus clientes.
Oferecer um ótimo atendimento ao cliente não apenas cria uma base de clientes fiéis e felizes, mas também pode ser uma poderosa ferramenta de marketing devido a referências boca a boca.
1- Ouça os clientes
Ofereça experiência, mas garanta que os funcionários estejam ouvindo o que os clientes falam. Ouvir é um dos segredos mais simples do atendimento ao cliente. Você deve ouvir o que seus clientes estão dizendo em voz alta e fornecer uma resposta clara e que diminuía a preocupação do cliente. A empresa Netshoes tem trabalhado muito nos últimos anos para garantir a satisfação dos seus clientes.
2- Melhore as habilidades técnicas
Os clientes podem entrar em contato com você com todos os tipos de problemas e procuram respostas rápida. Se você não sabe como implementar corretamente um ticket de serviço, estará perdendo seu valioso tempo. Antes de interagir com os clientes, você deve entender completamente como usar seu sistema de bate-papo e é importante aprender a digitar rapidamente.
3- Conheças os serviços e produtos
Para ajudar o cliente, você deve ter um conhecimento profundo de seus produtos e da maneira como eles funcionam. Recomenda-se que cada agente gaste tempo com um especialista nos produtos para que ele possa fazer perguntas e entender completamente os detalhes do produto. Dessa forma, você poderá ajudar os clientes a solucionar os seus problemas de maneira mais rápida e além disso pode compartilhar truques para facilitar o uso do produto. Por exemplo, o atendimento do PagSeguro tem especialistas que explicam muito bem os detalhes sobre os seus produtos.
4- Crie confiança
Um relacionamento empresa-cliente não precisa ser estritamente platônico. Ir além e demonstrar preocupação e interesse pelo cliente gera lealdade, confiança e um relacionamento a longo-prazo com o cliente.
5- Comunique-se claramente
A capacidade de se comunicar claramente, verbalmente e por escrito, é essencial no atendimento ao cliente, especialmente se você estiver falando com alguém que tem pouco conhecimento no assunto. As respostas devem ser claras, concisas e em seu tom natural de voz. Se eles solicitarem mais detalhes, você poderá compartilhar, mas a maioria das pessoas deseja que o problema seja resolvido rapidamente. Termine sempre cada conversa com a pergunta: “Há mais alguma coisa que eu possa fazer por você hoje?” para que os clientes tenham mais uma oportunidade de fazer outra pergunta.