O atendimento de qualidade ao cliente deve ser considerado uma das prioridades no negócios. Uma vez que o serviço é feito com eficiência, influência em gerar a experiência positiva dos consumidores com a marca, o que gera o aumento das vendas e até mesmo a fidelização.
Desse modo, as empresas podem se destacar e obter diferencial competitivo ao prestar um atendimento de excelência.
Se você atua com vendas de forno elétrico de embutir, por exemplo, além de entender e responder as dúvidas sobre o seu produto, é imprescindível obter uma boa relação com os usuários nos diferentes canais de comunicação, seja no chat, telefone, Whatsapp e email.
Mas, se você não sabe quais são os principais pilares de um serviço de qualidade, fique tranquilo, pois vamos te explicar.
Afinal, certamente você já sabe da importância de garantir uma experiência positiva e satisfação dos consumidores através do atendimento, pois muitas vezes o contato fica na mente do consumidor, e o serviço prestado pode influenciar na decisão de compra ou levar a procurar pelos seus concorrentes.
Continue a leitura e confira 4 pilares da qualidade do atendimento ao cliente para você aplicar no seu negócio e se destacar da concorrência!
1. Atendimento ágil
Você, como consumidor, certamente já obteve satisfação ao contratar uma empresa que oferece um atendimento rápido e eficiente.
Imagine que você precisa de conectores elétricos e deseja sanar dúvidas e obter mais informações do produto. Ao entrar em contato com a empresa via chat, por exemplo, o tempo de espera pode ser considerado na experiência com a marca.
Uma vez que o tempo de espera é reduzido e com respostas objetivas, torna-se um atendimento de qualidade. Quando o consumidor consegue sanar dúvidas rapidamente, em qualquer canal de atendimento, mais chances a empresa tem para se destacar da concorrência e vender mais.
2. Comunicação assertiva
Manter uma comunicação assertiva é essencial para a qualidade no atendimento ao cliente. Isso significa que, a organização que conhece bem para quem a marca vende, quem são as pessoas que demonstram interesse, qual a região, idade, gênero, e afins, permite uma linguagem mais alinhada com as característica do público.
Ou seja, uma empresa de vendas B2B, que fornece sinalização de segurança, deve identificar e adotar os aspectos como tom e linguagem de acordo com as características do público, nesse caso, para outras empresas que buscam promover segurança no ambiente.
Isso não significa que as organizações devem evitar uma linguagem formal. Isso pode ser ampliado, desde que não afaste o consumidor do seu negócio.
3.Oferecer soluções no autoatendimento
Hoje em dia, muitos consumidores podem optar pelo atendimento via chat. Logo, ao contatar a empresa fora do horário comercial o usuário que obter soluções imediatas pode superar suas expectativas e solucionar os problemas.
Com o uso da ferramenta chatbot, a empresa obtém um bom canal de comunicação, pois contribui para oferecer soluções inteligentes aos usuários, permitindo mais agilidade e otimização no atendimento.
4. Foco na experiência do cliente
Outro pilar da qualidade no atendimento, é o foco na experiência do consumidor. Ou seja, além de identificar o tipo de público para obter a comunicação assertiva, é possível mapear o perfil dos clientes para entender quais são suas preferências durante a jornada de compra.
Dessa maneira, o atendimento passa a ser personalizado, contribuindo significativamente para uma experiência positiva e qualidade no serviço prestado.
Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.