O sistema Kanban é um aliado para melhorar a produtividade de equipes
Kanban é uma palavra japonesa que pode significar “cartão” ou “sinalização”. E na metodologia ágil nomeia um sistema de gestão de fluxo dos projetos. E pela sua simplicidade de implementação e manutenção, tem sido usada em diversas empresas em diversos setores.
Com ela, é possível ter uma visão geral das atividades de todos na equipe de um determinado projeto. Além disso, essa visualização ajuda a tomar decisões rápidas para melhoria de eficiência.
O que é a metodologia ágil Kanban?
O Kanban é um de método usado para a gestão e fluxo de projetos. Esse é um sistema fácil e com resultados, relativamente, rápidos. Isso porque, maximiza a eficiência e ajuda na visão geral do trabalho, entendendo melhoramentos constantes, característico pelo uso de post-its e quadros brancos.
Desenvolvido pela montadora de carros Toyota, entre as décadas de 40 e 50, e por sua simplicidade é usado por muitas empresas. A princípio, foi criado para fazer gestão do estoque para evitar que os produtos e suplementos não faltassem ou expirassem
No sistema o quadro branco é dividido com fases de cada um dos seus projetos, e as atividades dele são colocadas no post-it. Conforme o andamento, as atividades são movidas para outras colunas do quadro. Podemos dividir a metologia da seguinte forma:
- Um sistema visual: um sistema em um quadro com colunas de separação, que permite dividir o trabalho em categorias ou status, colocando em cada cartão uma atividade e distribuindo em uma coluna apropriada para indicar onde está em todo o fluxo de trabalho;
- Os cartões: são para descrever as atividades do trabalho que transitam o processo;
- Visualização do trabalho em andamento: permite atribuir os limites de quantos cartões podem estar em andamento em cada segmento ou status do fluxo de trabalho.
Vantagens de usar o Kanban
O sistema Kanban apresenta diversos benefícios para as empresas que o tem implementado. Um estudo da The State of Agile de 2018, mostrou que 55% das empresas que adotaram o sistema aumentaram sua produtividade. Além disso, se constatou que esse método ajuda a definir prioridades com maior facilidade.
Os benefícios de implementar a metodologia Kanban são:
- Otimização da produtividade;
- Definir prioridade de tarefas;
- Melhorar fluxo de demandas;
- Promover a comunicação entre equipes sobre os processos.
Como implementar a metodologia Kanban?
Dentre todos os benefícios, um deles é a sua facilidade de implementação. O elemento necessário para que o método seja usado é o quadro de gestão. Você pode optar pelo quadro físico ou pelas versões digitais, existem muitas conhecidas no mercado.
Além disso, é preciso definir os status do quadro, em geral, eles são: to do (Para fazer), Doing (Fazendo), Done (Feito). Nos cartões as informações precisam ser: o que precisa ser feito, prazo e por quem será feito.
Para uma implementação de sucesso, é preciso instruir sua equipe dos novos processos. Assim a metodologia se torna parte do dia-a-dia. Um mapeamento claro das demandas e necessidades, também são necessários para o Kanban ser usado. E com isso, definir prioridades e prazos para revisão da implementação.
Conclusão
O método Kanban é excelente para melhorar a produtividade das equipes, em especial, as de marketing. Com esse sistema unido ao CRM dá uma maior clareza dos processos e comunicações. Quer conhecer mais nosso CRM? Entre em contato e tenha uma demonstração do nosso sistema CRM por 30 dias grátis.