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Você está preparado para o ataque da concorrência?

Você está preparado para o ataque da concorrência?
Preparação para lidar com a concorrência é fundamental para evitar que as vendas caiam drasticamente
Foto: Divulgação
A maioria das
empresas está focada nas próprias ações e se esquece de prestar atenção
no que seus principais concorrentes estão fazendo. A preparação para não
ser atacado pela concorrência é extremamente necessária nos dias de
hoje, em que existem menos barreiras de entrada e mais opções de
produtos e serviços substitutos. Estar preparado para qualquer ataque da
concorrência pode evitar que a sua empresa e suas vendas caiam
drasticamente.
John Graham,
autor do livro “Marketing da Atração: A Estratégia Rápida para Colocar
sua Empresa no Topo”, defende que a única iniciativa prudente é a de
“blindar” seu negócio, tornando-o à prova de balas, antes que o tiroteio
comece.
Mesmo que o
conceito pareça óbvio, poucas empresas estão realmente preparadas quando
o tiroteio começa – sejam tiros dos competidores mais agressivos ou de
uma economia conturbada. A maioria das empresas simplesmente torce pela
melhora das condições. “As coisas vão melhorar”, dizem confiantemente.
“Já passamos por isto antes”. Para Graham, essas frases refletem
simplesmente a ignorância empresarial, que pode levar uma empresa a
fechar suas portas.
Pode parecer um
pouco de exagero de sua parte, mas Graham tem razão no que diz, e quem
já passou por isso sabe do que estou falando. O mercado é competitivo e
os clientes, hoje, têm muito mais opções do que tinham antes. E sua
equipe tem de estar preparada para enfrentar e superar essa
concorrência.
Existem passos
práticos que uma empresa pode dar, para garantir seu futuro. E o que vai
acontecer se você respeitar essas estratégias? Nos tempos de vacas
gordas, você ganhará dinheiro como nunca. E se um concorrente tentar
derrubá-lo, você não será vulnerável. Parece bom? E é! Confira aqui os
conselhos de Graham para você montar suas defesas e blindar sua empresa:
– Nunca pare de se preocupar.

– Nunca tome um cliente por garantido.

– Nunca se contente com o que tem.

– Nunca assuma que você realmente conhece seus clientes.

– Nunca assuma que amanhã será melhor do que hoje.

– Nunca pare de vender sua empresa para seus clientes.

– Nunca dependa da reputação do preço mais baixo.

O trabalho de
blindar sua empresa não é mais uma opção. Também não é o tipo da coisa
que você deixa para fazer quando tiver tempo e as coisas estiverem mais
tranqüilas. Essa blindagem é justamente a base para manter sua empresa
forte e crescendo.
Além disso, é
uma estratégia que requer planejamento, atenção consistente e
intensidade. Mas os resultados sempre valem a pena, como diz o ditado:
“Não existe nada mais emocionante do que tentar te atingir e não
conseguir”.
Fonte: Empreender para todos

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