Se falarmos de negócios verdes, deve lhe vir à mente produtos orgânicos, energia limpa, recicláveis, dentre outros. Pois bem, a idéia está ampliando seus rumos e fazendo surgir negócios, e quando me refiro a negócios considero um mercado de US$ 500 bilhões anuais nos EUA.
Em Nova York, a meca de negócios inusitados, surgiram vários negócios que usam o selo verde em segmentos tradicionais como academias de ginástica a fazendas no alto de prédios que produzem legumes e verduras orgânicos. Este e outros foram mostrados no Programa Mundo S/A de 25/10:
- Fazendas urbanas: fazendas orgânicas com fins comerciais que funcionam no alto de prédios. A primeira, instalada no Queens, vende para mais de 10 restaurantes e consumidores finais por meio de feiras semanais. A previsão é colher no ano de 5.500 a 7.000 quilos de vegetais;
- Materiais de construção e eletrodomésticos sem fins lucrativos: a Build it Green NYC cresce 25% ao ano vendendo materiais de construção usados por preços que chegam a 50% do varejo tradicional. Com isso, evitam que 600 T de materiais de demolição vão para os aterros sanitários
- Loja ecológica: a Sustainable NY possui consumidores que estão mais preocupados com o meio ambiente do que com o bolso e podem gastar comprando acessórios, roupas, calçados, cosméticos e materiais de limpeza. Esses produtos devem ser produzidos localmente e obedecer aos preceitos do comércio justo, fair trade, usar materiais recicláveis, biodegradáveis ou energia alternativa. O negócio deu tão certo que em breve estará se expandindo por meio do franchising.
- Academia Verde: A Green Fitness Studio é a primeira academia com selo verde de Nova York. Para conseguir essa certificação realiza algumas ações como uso de copos descartáveis e recicláveis, uso de borracha de pneus recicláveis nas salas de aula, sistema de conservação de água nos banheiros, vidros espelhos que ajudam a reduzir o gasto com energia.
E por falar em franquia, no Brasil, a rede de franquias Mundo Verde trabalha há 23 anos com a venda de produtos naturais, orgânicos e que promovam bem-estar e qualidade de vida. São 175 lojas no Brasil presentes em 20 Estados e Distrito Federal. A empresa que tem como missão “Oferecer Qualidade de Vida, Consumo Responsável e Sustentabilidade”, amplia o conceito de responsabilidade para além da escolha de seus fornecedores e mix de produtos oferecidos, adota programas ambientais e oferece serviços no site como dicas de nutricionistas, receitas e testes.
Que outros negócios verdes você conhece no Brasil?
Patrícia Mayana Maynart Viana, da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae