Levantamento divulgado hoje pela Serasa Experian mostra que, na última semana (06 a 12 de junho) as vendas cresceram 0,5% em todo o país.
Foi o resultado mais fraco para esta data comemorativa do varejo dos últimos cinco anos, perdendo apenas para a queda de 1,7% verificada no Dia dos Namorados em 2009: 2009 (-1,7%); 2010 (+10,9%); 2011 (+8,6%); 2012 (+5,2%); 2013 (+4,4%).
No final de semana da data – de 06 a 08 de junho –, houve um aumento de 1,0% na comparação com o final de semana equivalente do ano anterior (07 a 09 de junho).
Na cidade de São Paulo, as vendas realizadas na semana do Dia dos Namorados caíram 0,6% ante a mesma semana do ano passado. No final de semana da data, as vendas tiveram queda de 1,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Para os economistas da Serasa Experian, além de ter coincidido com a data da abertura da Copa do Mundo no Brasil, o fraco desempenho das vendas dos Dias dos Namorados em 2014 reflete também o encarecimento do crédito, o baixo grau de confiança dos consumidores e a inflação situada em patamar elevado, reduzindo o poder de compra dos consumidores.