Diante da crise COVID19 os negócios de beleza podem usar a VENDA ANTECIPADA para manter um faturamento mínimo.
Siga o passo a passo desenvolvido pelo Sebrae:
1. Defina quais serviços serão oferecidos para a venda antecipada;
2. Defina qual será a vantagem para o cliente de comprar antecipado. Exemplos: preço promocional, comprar um serviço e ganhar outro;
3. Defina qual parceiro ou colaborador executará o serviço e o método de rodízio quando o cliente não define o profissional;
4. Defina qual será o meio de pagamento e como será feito o split (ou divisão) entre salão de beleza e profissional de beleza; É muito importante que os salões e profissionais recebam antecipado e não somente uma das partes;
5. Organize muito bem a planilha das vendas antecipadas, deixando essa lista disponível e atualizada para todos os envolvidos; Transparência é fundamental;
6. Já existem aplicativos que organizam esse serviço, busque pela melhor opção; Alguns meios de pagamento também já oferecem esse serviço;
7. Quando as atividades forem retomadas faça o agendamento segundo a preferência apontada pelo cliente, informando a ele que está reservada parte de cada dia de trabalho para esse fim; É importante deixá-lo ciente dos horários DIÁRIOS reservados para cumprir os serviços já comercializados; Faça isso com muito cuidado, o cliente que já fez a compra precisa se sentir seguro da execução do serviço;
8. Divulgue a venda antecipada primeiro aos clientes mais fiéis e depois ao mercado em geral; Isso gera a sensação de proximidade e de preferência;
9. Use as redes sociais para venda antecipada: Whatsapp, TikTok, Instagram, Facebook;
10. Para todos os itens: todo o planejamento da venda antecipada deve ser debatido e definido junto à equipe de profissionais parceiros e descrito para conferência posterior de todos. O engajamento de parceiros é fundamental.