No mundo dos negócios, olhar o passado é importante para definir as estratégias no momento presente e projetar os rumos para o futuro. Neste contexto, com margens cada vez mais pressionadas em um mercado altamente competitivo, torna-se necessário que o segmento do varejo de alimentação faça uma reflexão e, se necessário, reinvente seu modelo de geração de valor, pois o que se percebeu em 2021, foi um movimento crescente nas compras on-line, no varejo alimentar.
Com esse olhar e, considerando que o consumidor está buscando gastar menos em decorrência da crise econômica atual, então o empresário e empreendedor que atua no varejo alimentar deve pensar em melhorar seu modelo de negócio, possibilitando ao consumidor:
- alternativas mais econômicas para determinados produtos;
- adequação no sortimento de produtos;
- melhorar a conveniência e experiência do consumidor com entregas rápidas e programadas, nas compras on-line e omnichannel;
- oferecer produtos com atributos de saudabilidade como orgânicos, nutritivos e funcionais.
Não podemos esquecer que o cenário para os próximos anos é desafiador e persistirá no curto prazo, impactando os hábitos de consumo e consequentemente os diversos setores da cadeia de suprimentos, inclusive alimentos e bebidas.
Fonte. Exame. Disponível em: O que esperar para o varejo alimentar em 2022 e nos próximos anos | Exame. Por Roberto Tamaso e Bruno Furtado. Publicado em 05/04/2022.
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