Historicamente, os micro e pequenos empreendimentos têm nas grandes empresas um de seus principais concorrentes. O segmento de acessórios não é diferente, tendo em vista que os grandes magazines compram em grandes quantidades e por isso conseguem fidelizar consumidores, principalmente aqueles das classes C e D.
Esses negócios oferecem grande quantidade de produtos incluindo diversas categorias de vestuário e acessórios para adultos e crianças, por meio de marcas próprias e produtos licenciados, juntamente com o investimento em espaços e lojas personalizadas, como, por exemplo, a Riachuelo Mulher. Além disso, investem em desenvolvimento de pequenas coleções de curto prazo com ícones internacionais e fashion, como Gisele Bündchen, Fergie, Beyoncé e Shakira, como é caso da C&A.
Essa estratégia fideliza os consumidores de classe mais baixa e conquista outros de renda mais elevada.
De acordo com a publicação Estudo Setorial Comércio Varejista de Acessórios, além das estratégias adotadas pelos grandes empreendimentos de moda e acessórios para fidelizar clientes, os pequenos negócios precisam estar preparados para outras ameaças desse setor.
Para tanto, precisam estabelecer parcerias, ficar atentos aos nichos de mercado e aprender e conhecer melhor o comportamento das grandes lojas do segmento. Outro ponto importante a se destacar é a participação dos micro e pequenos empreendedores em feiras e eventos do segmento, tendo em vista que são oportunidades para o empresário realizar e fechar parcerias, fazer contatos e manter-se atualizado sobre as novidades do setor.
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